Política Titulo Sem derrota no berço
Luiz Marinho age para evitar vexame

Dilma programa segunda atividade eleitoral em S.Bernardo, cidade administrada por petista e que hoje tende a dar vitória para Marina Silva

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
26/09/2014 | 07:16
Compartilhar notícia


O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), ajusta últimos detalhes para organizar mais um ato da presidente Dilma Rousseff (PT) na cidade. O objetivo é evitar que a petista, candidata à reeleição, seja derrotada no município onde o PT foi criado e que Marinho – hoje coordenador da campanha presidencial petista – administra desde 2009.

Dilma deve desembarcar em São Bernardo no domingo, pela manhã, em atividade eleitoral no bairro Cooperativa. O ato contaria com presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, padrinho político de Marinho e Dilma. Lula também está ressabiado com a possibilidade de a chefe da Nação sair derrotada em São Bernardo no primeiro turno.

Segundo levantamento do DGABC Pesquisas, publicado no dia 14 pelo Diário, Dilma está atrás da presidenciável Marina Silva (PSB) entre os eleitores são-bernardenses. A socialista tem 36,3% das intenções de voto no município. Dilma conta com 27,8% – a petista sofre revés em todas as cidades da região.

Em 2010, a indicada de Lula venceu a eleição em São Bernardo. Recebeu 205.712 votos, com 46,13% da preferência municipal. José Serra (PSDB) ficou na segunda colocação, com 144.964 votos (32,51%). Marina Silva, pelo PV, obteve 88.799 (19,91%).

Caso seja confirmada, será a segunda agenda de Dilma em São Bernardo. No dia 2, ela, ao lado de Lula, percorreu a Rua Marechal Deodoro, no centro comercial da cidade, em carro de som. Depois, discursou em frente à Igreja Matriz, ponto histórico de concentração de sindicalistas nas greves das décadas de 1970 e 1980.

Em contrapartida, a presidente da República não fez campanha nas demais seis cidades da região, fato que já gera desconforto entre petistas do Grande ABC. Havia expectativa de ato pró-Dilma em Santo André anteontem, mas a chefe da Nação confirmou participação em assembleia geral na ONU (Organização das Nações Unidas), na quarta-feira, inviabilizando a caminhada em solo andreense.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;