Setecidades Titulo Desafio de Redação
Estudantes do Sesi têm palestra sobre hábitos saudáveis

Cardiologista do Hospital Brasil falou a jovens de São Caetano sobre os prejuízos causados pela má alimentação, cigarro e álcool

Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
26/09/2014 | 07:01
Compartilhar notícia


 Os alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio do Sesi 222, em São Caetano, ouviram atentamente as recomendações do médico cardiologista do Hospital Brasil, da Rede D’or, Cleber Mazzaro. O tema principal foi como hábitos alimentares ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares. Esta é a quinta palestra das 14, previstas na oitava edição do Desafio de Redação.

“Por exemplo, o problema de pressão alta. Tem fatores que contribuem com a doença, como a hereditariedade e a idade mais avançada, porém se a pessoa ingere alimentos com grande quantidade de sal, fuma, toma bebidas alcoólicas em grande quantidade e não pratica exercícios físicos, tem maiores chances de ter este problema”, disse o médico.

A coordenadora pedagógica da unidade, Maria Cristina Cuccurullo, responsável pelo 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental e pelo Ensino Médio, disse que o tema é de extrema importância para a saúde dos alunos. “Atualmente as pessoas vivem em uma intensa correria e preferem comer comidas de fast food. Muitos jovens não encontram refeições balanceadas em casa, porque a própria família não tem hábitos saudáveis”, afirmou.

O estudante do 3º ano do Ensino Médio Victor Dellangelo, 18 anos, considera que a orientação reafirma os males do tabagismo, principalmente. “Se o jovem não começa a fumar agora, isso vai protegê-lo de problemas futuros”.

Letícia Franguelli, 16, aluna do 2º ano do Médio disse que a orientação não serve só para os jovens. “Todos devem ter essa preocupação em relação ao álcool e ao tabaco. A diferença é que nós podemos ter um futuro melhor com esse tipo de orientação agora”.

Segurança preocupa alunos de Diadema

Andar pela rua com tranquilidade para realizar suas atividades sem preocupações. Essa foi uma das reivindicações feitas pelos estudantes das EE Pedro Madaglio e EE Professor Miguel Reale, em Diadema, na aplicação das provas do Desafio de Redação ontem. Neste ano os jovens devem discorrer sobre o tema Qualidade de vida hoje. Saúde no futuro.

“Hoje a gente não pode fazer nada direito, que corre o risco de ser assaltado, roubado ou morto. É necessário que os órgãos públicos se preocupem mais com questões como essa, que afetam diretamente a vida de todos”, disse a aluna do 6º ano do Ensino Fundamental Aline Ribeiro Aceooli, 12 anos.

O jovem também foi incluído como protagonista no processo de mudança da sociedade pelos estudantes. “Na rua mesmo é comum ver coisa errada. O uso de drogas é visível. É preciso mudar o jeito de ser e o pensamento para ter qualidade de vida”, disse o aluno do 6º ano do Ensino Fundamental Eric de Souza, 12.

Já a estudante do 6º ano do Fundamental Lais Nascimento, 11, considera essencial pensar no próximo. “É normal vermos mendigos na rua e ninguém ajudar. Se fizermos bem ao próximo fica mais fácil de todos termos vida melhor.”

 

O Desafio de Redação é promovido pelo Diário, correalizado pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano) e tem apoio da Ecovias, Hospital Brasil e Positivo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;