Política Titulo Comando
Prefeitos indicam Auricchio para presidir o Consórcio
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
16/01/2009 | 08:33
Compartilhar notícia


O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PTB), será o presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC a partir de fevereiro, quando será realizada eleição para o novo comando da entidade regional. É o que aponta levantamento feito pela reportagem junto aos prefeitos das sete cidades. O petebista tem, no momento, indicação de quatro chefes de executivo. Outros três - incluindo ele - têm posição indefinida e aguardam reunião para chegar a um consenso.

Aidan Ravin (PTB), de Santo André; Luiz Marinho (PT), de São Bernardo; Clóvis Volpi (PV), de Ribeirão Pires, e Adler Kiko Teixeira (PSDB), de Rio Grande da Serra, são adeptos de que Auricchio assuma a liderança do Consórcio em 2009.

Os petistas Mário Reali, de Diadema, e Oswaldo Dias, de Mauá, esperam um encontro entre os prefeitos para definirem inclinação. Apesar de oficialmente Reali se manter em cima do muro, nos bastidores o ex-deputado tende a votar no petebista de São Caetano. Com isso, seriam cinco sinalizações a favor de Auricchio, fato esse que facilitaria atingir o consenso.

Luiz Marinho, que articula manobras políticas e administrativas junto aos governos estadual e federal e, com isso, tornar-se uma liderança regional em potencial, descarta a possibilidade de concorrer à presidência do Consórcio este ano.

Até agora, há discussões esporádicas entre os prefeitos sobre o assunto. As conversas ocorrem de maneira rápida nos eventos em que se encontram.

Auricchio evita colocar seu nome como concorrente ao posto. Adepto do clichê "estou à disposição", o petebista faz questão apenas de "manter a questão histórica de consenso". "Se todos partirem desse pensamento, temos 90% do caminho andado. Depois é cada um com sua nova ótica para definir o nome", costuma dizer.

Sem expressar diretamente, o chefe do Executivo são-caetanense reconhece que é o principal candidato à presidência do Consórcio. O que fica evidenciado quando indagado sobre as condições favoráveis para assumir a função - está em continuidade administrativa iniciando o segundo mandato, com as contas em dia e a máquina azeitada.

Mudanças - O petista Márcio Chaves deixou a direção executiva do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC para assumir a secretaria de Governo da Prefeitura de Araçatuba. A também petista e ex-prefeita de Ribeirão Pires Maria Inês Soares comandará a Arsae (Agência Reguladora dos Serviços de Água e Esgoto de Mauá).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;