Setecidades Titulo Ensino Superior
Metodista almeja oferecer graduação em Medicina

Universidade participará de chamada pública do MEC dentro do Mais Médicos para abertura de curso em São Bernardo

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
26/09/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


Quarenta e dois anos após a abertura de seu primeiro curso na área da Saúde – Psicologia –, a Universidade Metodista almeja oferecer graduação em Medicina. Para tanto, a unidade privada de ensino participará de chamada pública que será realizada pelo MEC (Ministério da Educação) nas próximas semanas para instituições interessadas em oferecer a graduação dentro do Programa Mais Médicos na cidade de São Bernardo.

Em entrevista exclusiva ao Diário, o reitor da unidade de ensino, Marcio de Moraes, destacou a elaboração de projeto pedagógico com metodologia de ensino capaz de formar médicos generalistas humanistas e a formalização de acordo com o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês, na Capital para formação dos docentes.

“A oferta do curso de Medicina é um sonho antigo da Metodista e a proposta do (Programa) Mais Médicos veio ao encontro daquilo que acreditamos, que é a formação de profissionais diferenciados com a possibilidade de utilizar a rede de Saúde municipal”, observa Moraes.

A parceria com o Hospital Sírio-Libanês estabelece capacitação dos professores de Medicina da universidade, além de possibilidade de os médicos do conceituado centro de Saúde colaborarem com a formação dos estudantes. “Nosso projeto pedagógico prevê que o aluno seja colocado em contato com a realidade já a partir do primeiro semestre do curso”, exemplifica o reitor.

No que se refere a infraestrutura, a universidade planeja investimento de R$ 8 milhões em dois laboratórios nos quais os alunos poderão contar com tecnologia de ponta para o aprendizado morfofuncional. “Já temos 80% da estrutura necessária de laboratórios prontos, além de uma policlínica que já funciona como espaço formal de aprendizagem e aplicação de serviços para a comunidade”, explica Moraes.

Apesar de ainda não ser possível definir a quantidade de vagas que poderão ser ofertadas, Moraes já ressalta que a instituição oferece dois programas de bolsas de estudo para os discentes. Este, inclusive, será um dos critérios avaliados pelo MEC durante o processo de seleção nos 39 municípios aprovados em todo o País. A expectativa é de que o edital seja finalizado até janeiro e as aulas tenham início ainda em março. Caso atrase, os alunos iniciarão a graduação em agosto.

Para o reitor, o curso de Medicina simboliza complemento importante na área da Saúde da universidade. “Há espaço para ampliação. Estamos falando de região com quase 3 milhões de pessoas”, diz. Os 13 cursos da área da Saúde da Metodista têm conceitos entre 3 e 4 no CPC (Conceito Preliminar de Curso) do MEC em escala que vai de 1 a 5.

Policlínica realiza cerca de 50 mil atendimentos por ano à comunidade

Criada em 2010, a Policlínica da Universidade Metodista realiza média de 50 mil atendimentos anuais à população. Em espaço de 1.400 m², com 60 funcionários, 60 docentes e 1.000 alunos, são ofertados serviços nas áreas de análises clínicas, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Odontologia e Educação Física.

Os atendimentos são realizado entre 7h e 22h de segunda a sexta-feira e das 7h às 13h aos sábados. A unidade fica no Edifício Iota (Campus Rudge Ramos) – Rua Alfeu Tavares, 149.

De acordo com o reitor Marcio de Moraes, a universidade já mantém parcerias com a Prefeitura, como nas campanhas de castração, que envolvem o Hospital Veterinário da instituição de ensino e o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) do município, além de atendimento odontológico e fisioterápico.

ENFERMAGEM

Para 2015, a universidade oferecerá 80 vagas para o curso de Enfermagem, sua 14ª graduação na área da Saúde. As inscrições para o processo seletivo, que será realizado no dia 25 de outubro, vão até o dia 23 do mesmo mês.

“O curso de Enfermagem também vai agregar à universidade e será implementado independente do curso de Medicina”, observa o reitor. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;