Esportes Titulo Fifa
Kaká é finalista a 'melhor do mundo'
Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
13/12/2008 | 07:06
Compartilhar notícia


A Fifa (Federação Internacional de Futebol Associado) divulgou ontem a lista dos finalistas ao prêmio de Melhor Jogador do Mundo na temporada 2008. Entre os cinco homens indicados, o brasileiro Kaká defende o título em busca do bicampeonato. O meia do Milan é o único representante do País e concorre com o português (e favorito) Cristiano Ronaldo, do Manchester United, o espanhol Fernando Torres, do Liverpool, o argentino Lionel Messi e o também espanhol Xavi Alonso, ambos do Barcelona.

Caso Kaká vença a premiação, o Brasil ampliará a liderança de jogadores vencedores em relação à França, segunda colocada no ranking com três títulos (todos do meia Zinedine Zidane - 1998, 2000 e 2003). Além do próprio meia, que conquistou o prêmio em 2007, Romário levantou a taça em 1994, Rivaldo em 1999, Ronaldinho Gaúcho em 2004 e 2005, e Ronaldo em 1996, 1997 e 2002, totalizando oito troféus.

O brasileiro, no entanto, não terá facilidade. Cristiano Ronaldo venceu recentemente a Bola de Ouro, oferecida pela revista France Football e é o grande favorito a levar pela segunda vez o título para Portugal. Em 2001, o meia Luis Figo faturou o prêmio.

Os outros três concorrentes também não deixam a desejar. Fernando Torres e Xavi Alonso são atuais campeões da Eurocopa, com a seleção espanhola, enquanto Lionel Messi foi um dos principais nomes da Argentina na conquista da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto.

A premiação será realizada no próximo dia 12 de janeiro, na sede da Fifa, em Zurique (Suíça).

FEMININO
Também foram indicadas as cinco finalistas ao prêmio entre as mulheres. O Brasil teve mais uma vez duas indicadas: as atacantes Marta, que busca o tricampeonato (ganhou em 2006 e 2007) e Cristiane. Ambas participaram da campanha medalha de prata na Olimpíada de Pequim.

As outras três concorrentes são as alemãs Birgit Prinz (vencedora do prêmio em 2003, 2004 e 2005) e Nadine Angerer, além da inglesa Kelly Smith.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;