Esportes Titulo Timão sem torcida
Conmebol promete decisão
sobre a punição até sexta

Segundo a confederação, decisão sobre torcida em jogos
do Corinthians na Libertadores sairá até o fim desta semana

Das Agências
05/03/2013 | 07:05
Compartilhar notícia


A novela envolvendo a morte do jovem boliviano Kevin Douglas Beltrán Espada, 14 anos, que resultou em punição ao Corinthians, promete terminar até o fim da semana. O clube paulista, por enquanto, não tem direito de atuar na Copa Libertadores diante de sua torcida, em casa, nem a ingressos para os jogos como visitante.

Segundo a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), a definição será do Comitê Disciplinar da entidade, presidido pelo brasileiro Caio César, que não irá participar da decisão porque trata de questões do clube de seus País. Assim, o vice-presidente, o uruguaio Adrián Leiza, será o responsável pelo julgamento.

"Com certeza não vai passar desta semana. Quando houver uma decisão, estará no quadro de comunicados em nosso site. Não sei o que será decidido, está nas mãos do comitê", destacou o assessor da entidade, Nestor Benítez, em entrevista ao site Lancenet.

Uma das saídas para resolver o caso seria proibir corintianos em jogos longe de São Paulo, mas permitir a entrada de torcedores para os confrontos em casa.

No entanto, outro fator pode prejudicar o Corinthians. Na semana passada, o clube teve de jogar com os portões fechados contra o Millonarios, da Colômbia, mas quatro torcedores, graças a uma liminar na Justiça comum, entraram no Pacaembu.

Os dirigentes ainda tentaram demovê-los da ideia, mas não conseguiram. Apesar de a diretoria alvinegra não enxergar problema jurídico, a Conmebol poderia reagir negativamente no julgamento em relação ao Corinthians.

Independentemente do resultado, o clube entrou com recurso na quinta-feira, pedindo agilidade no julgamento. O Alvinegro volta a jogar em casa pela Libertadores no dia 13, contra o Tijuana, do México, no Pacaembu. Para esse confronto, a agremiação já havia vendido mais de 27 mil ingressos.

CASO

A diretoria do Timão alega que não é culpada pela morte do jovem Kevin, atingido por um sinalizador disparado por um torcedor da equipe brasileira, no dia 20, em Oruro, na Bolívia, na partida entre Corinthians e San José.

Desde o dia do confronto, permanecem presos na Bolívia 12 torcedores, acusados da morte do adolescente. Porém, no Brasil, um menor, H.A.M, 17 anos, assumiu a autoria do disparo. Quem é o responsável pela defesa de H.A.M é o advogado da Gaviões da Fiel.

Torcedores devem permanecer presos

A situação dos 12 torcedores do Corinthians que estão presos em Oruro está bem complicada. O advogado de defesa, o boliviano Miguel Blancourt, que espera por decisão da Justiça até quinta-feira, acredita que a chance de liberdade provisória para o grupo é pequena.

"A informação que tenho é que a apelação foi nesta segunda-feira (ontem) para o Tribunal Superior. Mas com essa apelação vejo poucas possibilidades de os torcedores serem liberados. Sinceramente, eu acho que as chances são muito pequenas", destacou o advogado.

Com a confissão do adolescente brasileiro H.A.M., 17 anos, como autor do disparo de sinalizador que matou o jovem boliviano Kevin Douglas Beltrán Espada, 14, Blancourt esperava que os corintianos seriam liberados.

No entanto, o processo de envio da confissão à Bolívia é demorado, devido à burocracia que envolve muita gente nos dois países.

"Estamos tentando de todas as maneiras acelerar a chegada deste depoimento na Bolívia. Acreditamos que com esse documento nossas chances de liberar os 12 corintianos aumentam, mas não posso garantir nada. A realidade é que é muito difícil a Justiça boliviana aceitar", lamentou Blancourt.

Delegação demora 17 horas para chegar a Tijuana

As 17 horas de viagem até Tijuana, no México, não vão atrapalhar os jogadores para a partida de amanhã (22h), contra o time de mesmo nome da cidade. Quem garante é o próprio elenco.

Segundo os atletas, deu para dormir durante a viagem, que teve nove horas de São Paulo à Cidade do México, mais quatro de espera e outras quatro até Tijuana, onde a delegação chegou às 16h (horário de Brasília).

"Mal fiquei cansado, dormi bastante na primeira parte da viagem, então é tranquilo. Vamos passar por cima disso e treinar bem para fazer bom jogo na quarta-feira (amanhã)", disse o goleiro Cássio.

Porém, os jogadores que não atuaram no clássico diante do Santos, domingo, pelo Campeonato Paulista, já trabalharam ontem, com leve treino regenerativo, em campo de grama sintética - o mesmo tipo do Estádio Caliente, local do confronto.

Hoje, por volta das 22h, o técnico Tite vai definir a equipe para o duelo. O comandante provavelmente vai realizar somente duas mudanças em relação ao clássico: os laterais Alessandro (direito) e Fábio Santos (esquerdo) entram nas vagas de Edenílson e Igor, respectivamente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;