Economia Titulo
País terá mais 32 shoppings até 2009
Verônica Lima
Do Diário do Grande ABC
06/04/2008 | 07:07
Compartilhar notícia


Estimulado pela expansão do crédito e do aumento da renda do trabalhador, o setor de shoppings centers prevê a inauguração de mais 32 unidades até 2009.

 Segundo dados da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), São Paulo irá concentrar 40% dos novos empreendimentos.

 Dentre eles, por enquanto, dois serão construídos no Grande ABC. Um na cidade mais rica da região, berço da indústria nacional – São Bernardo – e outro em Diadema.

 A General Shopping será a dona do megainvestimento de São Bernardo, que terá cerca de 200 lojas e 30 mil m² de ABL (Área Bruta Locável). Atualmente, o Metrópole, o principal do município, possui 25 mil m² de área bruta locável e 160 lojas.

 Ainda sem nome, o shopping está previsto para ser inaugurado no segundo semestre deste ano e será erguido na Avenida Rotary, nos fundos do hipermercado Wal-Mart.

 O espaço pertencia a Whirlpool S/A (empresa fabricante dos produtos Brastemp e Consul) e foi vendido para a General Shopping.

 Já o primeiro complexo de Diadema, na Praça da Moça, deverá ser finalizado em 2009 e gerar cerca de 2.500 empregos diretos.

 Segundo a empresa responsável pelo projeto, a Assessoria e Gestão de Investimentos Alternativos, o investimento total chegará a R$ 150 milhões.

 Com isso, o número de unidades no País deverá chegar perto de 400 no final de 2009. Estudo do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) afirma que o setor vive hoje uma fase de consolidação, proporcionada pela entrada de investimento estrangeiro e pelo processo de abertura de capital em Bolsa.

 Os novos empresários que aplicaram recursos no setor apostam na expansão da renda da classe média no Brasil. De acordo com o levantamento do Banco Goldman Sachs, citado pelo BNDES, a classe média brasileira deverá dobrar de tamanho até 2015.

 Com isso, os empresários acreditam que no País exista espaço para investir não somente em empreendimentos de alto padrão, mas também naqueles voltados para as classes C e D.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;