Cultura & Lazer Titulo
Milton celebra a bossa nova
Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
03/04/2008 | 07:15
Compartilhar notícia


Um artista com talento proporcional ao seu valor histórico grava com músicos que representam a mais nobre linhagem da MPB. O resultado desse encontro só poderia ser algo como o CD Novas Bossas – Milton Nascimento e Jobim Trio (Nascimento Música, R$ 30 em média).

 Primeira produção da gravadora de Milton, o disco celebra os 50 anos da bossa nova e apresenta releituras para estandartes do Maestro Soberano. Essas versões são temperadas pelos arranjos do trio, que conta com o violonista Paulo Jobim e o pianista Daniel, respectivamente, filho e neto de Tom.

 O virtuoso baterista mineiro Paulo Braga, que acompanhou os primeiros passos da carreira do cantor, no início dos anos 1960, completa a formação do grupo. “Começamos juntos no Berimbau Trio, ao lado de Wagner Tiso. Precisávamos de um baixista e Milton, que já era um exímio violonista, em três meses passou a tocar baixo melhor que seu professor”, recorda Braga, no material de divulgação do álbum. Ainda segundo o instrumentista, o repertório foi elaborado de maneira espontânea, durante ensaios informais.

REPERTÓRIO

 A sofisticação harmônica dos instrumentistas, aliada à técnica do cantor, promove momentos de puro brilhantismo. Não à toa, Milton já foi considerado por Tom como o único capaz de atingir a tonalidade original de suas composições.

 Exemplo disso pode ser conferido no clássico Samba do Avião, que entrou na trilha sonora da novela Paraíso Tropical, exibida pela TV Globo. O disco traz ainda Dias Azuis, composta por Daniel, e outras pérolas do gênero ‘banquinho e violão’, caso de Chega de Saudade, Inútil Paisagem e Velho Riacho (Pra Não Sofrer).

 Milton não esqueceu sua história e resgatou as músicas Tudo o que Você Podia Ser e Cais, ambas gravadas originalmente no disco Clube da Esquina (1972).



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;