Economia Titulo
70% dos flats estão irregulares em São Paulo
29/03/2008 | 09:31
Compartilhar notícia


Cerca de 70% dos flats de São Paulo estão sem alvará de funcionamento, segundo aponta uma reportagem do jornal O Estado de São Paulo. Isso significa que perto de 21 mil dos 47 mil quartos da rede de hospedagem na cidade funcionam em situação irregular.

"É uma situação complicada. Caso as subprefeituras queiram colocar blocos de concreto na porta dos flats, não há nada o que os empresários possam fazer", diz o empresário Maurício Bernardino, presidente da Abih (Associação Brasileira das Indústrias de Hotel de São Paulo).

O impasse jurídico envolvendo os flats em São Paulo é um problema histórico, que começou a se desenhar no começo dos anos 1980. Na época, incorporadoras da cidade uniram-se a administradores de hotéis para criar um produto imobiliário feito para driblar a crise que afetava o mercado. Surgiram os flats, apartamentos feitos para morar, mas com serviço de hotéis como arrumadeiras e recepcionistas.

Como eram considerados empreendimentos residenciais, entre algumas facilidades, podiam ser construídos em bairros onde os hotéis estavam proibidos de funcionar, como Itaim Bibi e Pinheiros, na Zona Oeste.

Com o passar dos anos, no entanto, os proprietários de flats passaram a dar um novo uso aos seus imóveis. Eram procurados por turistas, que queriam se hospedar nos apartamentos por períodos curtos. A novidade causou um boom de novos empreendimentos com esse perfil no final dos anos 1990.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;