Política Titulo
Ações de Lula refletirão nas eleições, diz Mercadante
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
25/03/2008 | 09:57
Compartilhar notícia


Em visita segunda-feira pelo Grande ABC, o senador Aloizio Mercadante (PT-SP) ressaltou que os investimentos feitos pelo governo federal na região serão favoráveis para que os pré-candidatos petistas obtenham melhor performance nas eleições. O parlamentar esteve no Sindicato dos Metalúrgicos, em São Bernardo, e nas prefeituras de Santo André e Diadema.

De acordo com Mercadante, o PT irá se recompor da queda do número de administrações que detinha no Grande ABC antes do pleito de 2004. Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra eram comandadas por companheiros do senador. Para a gestão iniciada em 2005, os petistas mantiveram o poder em Santo André e Diadema.

“Temos grandes chances de vencer nas principais cidades da região. O momento nacional ajuda, assim como a situação socioeconômica da população e a história do PT no ABC”, analisou.

Para embasar sua tese, Mercadante fez uma análise positiva da economia brasileira, que reflete nos sete municípios. Segundo o senador, o País vive em estabilidade econômica, com inflação de 4,5% ao ano, PIB crescendo 5,4% ao ano, criação de 1,6 milhão de empregos no ano passado e distribuição de renda à população de baixa renda.

Especificamente para o Grande ABC, o petista citou os investimentos da União no Pólo Petroquímico, no Rodoanel e no Ferroanel. Diante desse quadro, Mercadante observou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conquistou popularidade, que será utilizada nos pleitos municipais. “Esses projetos impulsionam a região. Isso vai ajudar muito na disputa das prefeituras locais. Ter prefeitos em sintonia com o governo federal, trabalhando em parceria, é muito importante, pois com os orçamentos das cidades não há condição de alavancar desenvolvimento.”

Desempenho - Na opinião do senador, nem mesmo a crise gerada pela má utilização dos cartões corporativos do governo federal – que culminou na abertura de CPI – irá atrapalhar o desempenho do partido nas eleições.

“O governo Lula é marcado por uma conquista importante na história do Brasil: a transparência. As irregularidades têm de ser apuradas, verificadas e os responsáveis punidos.”

Bastante explicativo em suas respostas, Mercadante mudou o comportamento quando o tema foi o seu desempenho na disputa ao governo do Estado em 2006. Na eleição de 2002 – que o levou ao Senado –, o petista recebeu 10,5 milhões de votos; já no pleito em que concorreu para a principal cadeira do Palácio dos Bandeirantes, obteve 6,8 milhões.

Indagado se o episódio da suposta negociação de um dossiê para prejudicar os tucanos teria contribuído para a queda do número de eleitores, economizou nas palavras. “É evidente que foi um fator determinante. Mas se o PMDB tivesse conquistado resultado melhor, seguramentem, teríamos ido ao segundo turno”, concluiu.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;