Setecidades Titulo
GCM de Mauá testa viatura com câmeras
Isis Mastromano Correia
Do Diário do Grande ABC
20/02/2008 | 07:32
Compartilhar notícia


A GCM (Guarda Civil Municipal) de Mauá está testando um veículo equipado com câmeras e computador de bordo.

 

A filmagem deve otimizar a ação dos guardas e registrar tudo o que acontece no entorno da viatura durante o atendimento de ocorrências e rondas.
 
“Pela câmera poderemos verificar tanto a ação dos guardas quanto dos munícipes durante uma abordagem, por exemplo”, explicou o secretário da Cidadania e Segurança Comunitária de Mauá, Reginaldo Sanches Daloia.
 
De acordo com Daloia as imagens transmitidas diretamente para a base também permitirão o envio imediato de reforço para as equipes em ação, caso haja necessidade.
 
Durante a fase de teste, que já dura 15 dias e deve se estender por mais dez, duas câmeras foram acopladas em um automóvel da guarda.
 
Se o sistema for de fato implementado, cada carro da Guarda deverá contar com quatro câmeras, uma em cada lateral do veículo.
 
Resultados - De acordo com Daloia, os resultados do teste serão apresentados ao prefeito da cidade, Leonel Damo, para que a Administração estude a viabilidade de se implemetar os dispositivos em todos os carros da GCM. A frota conta com 13 veículos.
 
O automóvel de teste foi equipado também com um computador dentro da viatura.
 
De acordo com Daloia, o software instalado permite elaborar relatórios sobre a velocidade em que a viatura está trafegando e até mesmo registrar por quanto tempo o carro ficou parado.
 
O veículo foi equipado também com um GPS (sistema de posicionamento global).
 
O aparelho permite que a base rastreie o carro da Guarda em operação e otimiza a chegada do socorro no local da ocorrência.
 
Segundo o secretário, a empresa que forneceu o equipamento para teste não divulgou valores de quanto a aparelhagem deverá custar aos cofres públicos.

 

Caso a idéia seja aprovada pela Prefeitura, haverá licitação para escolha da empresa que fornecerá os equipamentos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;