Economia Titulo
Cai o número de micro e pequenos exportadores
11/03/2008 | 07:24
Compartilhar notícia


O número de pequenas e micro empresas exportadoras caiu 4,4% em 2006 na comparação ao ano anterior. Foram 12.998 empresas de micro e pequeno porte que venderam seus produtos no exterior no ano retrasado, contra 13.538 em 2005.

O dado é do estudo As Micro e Pequenas Empresas na Exportação Brasileira – Brasil e Estados – 1998 - 2006, divulgado segunda-feira pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e produzido com base em dados da Funcex (Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior).

Segundo o Sebrae, essa é uma tendência desde 1999. De acordo com o presidente da enetidade, Paulo Okamotto, a valorização do real ante o dólar é o fator que mais explica essa redução. “A valorização cambial tira muita competição dos pequenos”, afirmou. O economista da Funcex, Fernando Ribeiro, acrescentou que, ao contrário das grandes e médias companhias que se utilizam da taxa de câmbio valorizada para importar insumos e, com isso, reduzir alguns custos de produção, as pequenas não conseguem utilizar essa estratégia.

O estudo mostrou ainda uma redução de participação das exportações das micro e pequenas empresas no valor total das exportações brasileiras. Após atingir 2,13%, em 1998, elas passaram a representar apenas 1,4% em 2006.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;