Setecidades Titulo Parque Estoril
Zoo faz visitante interagir com animais
Bruna Gonçalves
25/02/2013 | 07:38
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


 

Conscientizar a população sobre os cuidados com a fauna da região e seu habitat, além de alertar sobre o tráfico e captura de animais. Esse foi o objetivo do dia de conscientização animal realizado ontem no Zoológico do Parque Estoril, em São Bernardo.

Os visitantes viram de perto bichos que foram resgatados ou apreendidos, mas que ganharam novo lar. Uma serpente, por exemplo, veio ilegalmente dos Estados Unidos para a região. Um filhote de tiriba de testa vermelha foi capturado em uma residência. Há também um filhote de tatu, cuja mãe foi atropelado e o animal encontrado sozinho. Outros dois jabutis estão em tratamento no zoo, após serem atacados por cachorro na casa onde viviam.

“Muitas querem apenas ver os bichinhos de perto, mas aproveitamos para fazer esse alerta. É muito importante contar essas histórias para que se conscientizem”, explica a estudante de medicina veterinária e estagiária do zoo, Lucila Pozzi Catalan.

Durante a explicação dos profissionais, Mariane Torigoe, 5 anos, de São Bernardo, chamou a atenção. Corajosa, não saiu de perto das serpentes e por três vezes colocou uma delas no pescoço. “Gostei muito e não tenho medo.”

Para o diretor técnico e veterinário do zoológico, Marcelo da Silva Gomes, o importante é sensibilizar todos sobre a importância do respeito à natureza. “Tento mostrar que os animais silvestres não são perigosos, como muitos acreditam. Também explico que não devem ser vistos como bichinhos de estimação”, afirma.

A doceira Sonia Maria Rosa Vieira, 41, de Santo André, sempre ouviu falar que cobra era um bicho perigoso. Mas ao conhecer uma de perto, mudou de opinião. “Até consegui passar a mão. O próximo passo é pegá-la sem medo. Mas o que importa mesmo é não maltratar os bichos”, diz.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;