Setecidades Titulo Redação
Anúncio dos vencedores do Desafio será em 22 de outubro
Vanessa Fajardo
Do Diário do Grande ABC
19/09/2008 | 07:27
Compartilhar notícia


A segunda edição do Desafio de Redação - promovido pelo Diário e pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) - terminou quinta-feira. O anúncio dos vencedores, que seria feito em 8 de outubro, foi adiado para o dia 22 do mesmo mês, às 15h, na quadra da USCS. A mudança teve ser feita por conta do grande número de redações recebidas - já chegou a 107 mil, sendo que ainda não foram contabilizadas todas. A previsão inicial era de que concurso reunisse 100 mil trabalhos.

Nove escolas participaram do último dia do projeto. Os estudantes das instituições particulares de Santo André mostraram empenho nas redações.

Os alunos da escola Crescem João Paulo Oliveira Gomes Queiroz, da 6ª série, e Giovanna Santolin de Proença, da 5ª, ambos com 11 anos, acreditam que a participação no Desafio proporcione crescimento e desenvolvimento. "Gosto de escrever e acho que este concurso serve de treino para entrevistas de trabalho que virão no futuro", conta Queiroz. Ele contou a história de uma moça que se encontrou com um amigo feito pelo site de relacionamentos Orkut, mas entrou em uma armadilha. "Ele era um cara procurado pela polícia pois costumava matar as vítimas para extrair seus órgãos."

Em sua redação, Giovanna também aborda os perigos da web. "A internet é uma ferramenta importante, mas a vida não pode ser 100% computador. Também é preciso destinar tempo para ler e ter uma boa noite de sono."

Recentemente a escola promoveu um concurso interno de redação e os estudantes produziram textos sobre o tema O Brasil Que Eu Quero Ter. "É muito importante que eles escrevam e coloquem as idéias no papel. Hoje está tudo muito pronto na internet", diz a professora de português Rosângela Siqueira.

Os estudantes do Instituto Sagrada Família também participaram do Desafio de Redação quinta-feira e prometem tornar a disputa acirrada. "Participar do concurso é uma forma de testarmos a nós mesmos", conta Vittor Protti, 14, da 9ª série. Sua colega Natasha Ortolan, 14, acrescenta que o Desafio é uma oportunidade de praticar o aprendizado. "Além de ser um treino ao vestibulinho."

Seleção dos textos será em três fases

Todas as redações produzidas no concurso são corrigidas por um grupo de 170 universitários da USCS. Nesta primeira fase, dez em cada 100 textos são selecionados para a próxima eliminatória. Os trabalhos são avaliados com notas de zero a cinco.

Critérios como criatividade, coesão com o tema proposto, coerência gramatical, legibilidade e obediência ao número de linhas (de 20 a 30) são levados em consideração. Este ano, os temas propostos foram Amizade.com para o Ensino Fundamental e Amizade na Rua para o Ensino Médio.

Para os alunos da USCS envolvidos no projeto, o exercício ajuda a preencher a carga horária das atividades complementares exigida pelos cursos.

As 15 mil redações selecionadas nesse primeiro momento passam para a segunda fase e serão corrigidas por 60 professores, que escolherão apenas 500 trabalhos. Na terceira etapa, seis bancas com cinco professores cada definem os três vencedores de cada categoria.

Ao todo serão premiados estudantes em seis categorias. Eles concorrem a TVs, bicicletas e computadores. Os alunos do 3º ano do Ensino Médio também disputam por uma bolsa de estudos integral da USCS.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;