Esportes Titulo Volta Ciclística
Volta do Grande ABC: gringos x brasileiros
Rafael Presilli
14/09/2008 | 07:16
Compartilhar notícia


A 11ª edição da Volta Ciclística Internacional do Grande ABC, hoje, promete uma forte disputa entre brasileiros e estrangeiros. A prova reúne as principais equipes do Brasil, além de atletas de fora do País, e conta com o apoio do Diário. Os ciclistas da região estarão presentes e prometem endurecer a briga pelo pódio.

Neste ano, a prova masculina terá largada às 8h, em Paranapiacaba, distrito do município de Santo André, passando por todos os municípios do Grande ABC: Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires, Mauá, Santo André, São Caetano, Diadema e São Bernardo, percorrendo um total de 101 quilômetros. A chegada será em São Bernardo, nas proximidades da avenida Lucas Nogueira Garcez.

Já a prova das mulheres começa às 10h, em um circuito em São Bernardo, que terá 44 quilômetros.

Entre os atletas internacionais, destaque para os argentinos Ignácio Gilli e Ariel Kalniker, da equipe Fratelli OGM. Gilli tem no currículo dois títulos da tradicional Volta de Mendoza-ARG, enquanto Kalniker ganhou a Clássica Condor-ARG.

Os argentinos terão como adversários outros dois compatriotas, que competem no Brasil: Francisco Chamorro, que corre pela equipe de ciclismo de São Caetano, e Edgardo Simon, de São José dos Campos. Chamorro já conquistou o título da competição em 2006. Ele também foi vice-campeão no ano passado e terceiro colocado em 2003.

Outro estrangeiro que compete no Brasil e está garantido na prova é o cubano Michel Fernandez, da equipe de Ribeirão Preto. "O Michel está um pouco cansado devido à viagem para o Acre, onde ele venceu o GP Chico Mendes na sexta-feira passada. Por isso, vamos esperar mais um pouco para definir nossa estratégia", analisou o treinador da equipe ribeirão-pretana, Luiz Mazzaron.

Para fazer frente a esse pelotão, a equipe de ciclismo Memorial/Santos traz o líder do ranking nacional individual Armando Camargo, o Piá. Ele corre ao lado de Antônio Nascimento, campeão da Volta do Estado de São Paulo em 2004.

Na prova feminina, a única estrangeira será a norte-americana Kristien La Sasso, campeã da prova em 2007.

A 11ª Volta tem premiação total de R$ 5.500. Outras categorias também serão disputadas: open speed masculina (sub-30/sênior A/universitários), open júnior masculina (1993 a 1990), open master masculina (até 1958), open sênior masculina (1959 a 1968) e mountain bike masculina (acima de 16 anos). Os vencedores dessas categorias ganham uma bicicleta.

S.Caetano e S.Bernardo esperam brilhar
A região está bem representada na 11ª edição da Volta Ciclística Internacional do Grande ABC. A equipe de ciclismo de São Caetano, por exemplo, espera subir ao pódio nas categorias masculina e feminina.

O treinador Eduardo Walter Trillini já advertiu seus atletas sobre as dificuldades. "A equipe precisa estar atenta ao perigo da estrada. Como são muitos corredores, a equipe tem de tomar cuidado com as quedas para tentar chegar com o maior número de atletas no pelotão principal ao final da prova", aconselhou o técnico.

A maior aposta da equipe está depositada no argentino Francisco Chamorro, que já conquistou três pódios na competição: campeão em 2006, vice-campeão em 2007 e terceiro colocado em 2003.

"Estou preparado e bem confiante. Meu objetivo é vencer essa corrida pela segunda vez", afirmou o ciclista, que neste ano venceu o 4º Giro Memorial A Tribuna de Ciclismo e também uma etapa da Volta Ciclística do Estado de São Paulo. O atleta também é vice-líder da Copa Sundown de Ciclismo Amador após conquistar duas vitórias em três etapas.

MULHERES
No feminino, a equipe concentra as esperanças em Camila Coelho e Natalia Santana. "As duas têm grandes chances de ganhar", afirmou o treinador.

"Estamos bem preparadas e vamos brigar pela vitória. Somos unidas e vamos trabalhar uma para a outra. Nosso objetivo é trazer a vitória para São Caetano", declarou Camila Coelho, 20 anos, que nesta temporada venceu a tradicional prova 9 de Julho.

SÃO BERNARDO
Já a equipe de São Bernardo tem o bicampeão da prova Jean Coloca, em 2003 e 2005. Ele ainda subiu ao pódio em outras cinco oportunidades: foi segundo colocado em 2001, 2002 e 2006, terceiro em 2000 e quinto em 2004. A única vez que o atleta não ficou entre os cinco primeiros foi no ano passado, quando terminou na sexta posição.

Nesta temporada, Coloca também vem obtendo bons resultados. Ele ficou em terceiro lugar no 4º Giro Memorial A Tribuna de Ciclismo e na 65ª edição da 9 de Julho.

"A prova será em um circuito veloz e que tem muitas variáveis. Por isso, nossa equipe tem que estar atenta para as principais fugas", aconselhou o treinador Danilo Terra. "Se realmente vier para a chegada, acredito muito no Jean Coloca", acrescentou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;