Economia Titulo Investigação
Decom investiga dumping no ramo de filmes de plástico
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
05/09/2008 | 07:39
Compartilhar notícia


O Decom (Departamento de Defesa Comercial), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, abriu investigação de dumping (prática de colocar preços abaixo do custo, em um mercado, para quebrar a concorrência) contra Argentina, Peru, Equador, Chile, China e EUA. O segmento em questão é o de filmes flexíveis de plástico BOPP (biorentados de polipropileno), utilizados na área alimentícia, por exemplo.

Com isso, o departamento do Ministério atende uma solicitação da Abrafilme (a associação brasileira do setor), que tem entre seus filiados a Vitopel, com fábrica em Mauá.

Segundo estudos feitos pela associação, a indústria nacional tem sido afetada, já que fabricantes de outros países do Mercosul, por exemplo, podem adquirir matéria-prima do Exterior com tarifa zero de importação quando o insumo se destina à produção de itens exportados. Depois essas empresas vendem seus produtos ao Brasil com isenção fiscal, como parte do acordo do bloco comercial.

O diretor comercial da Vitopel, que também é dirigente da Abrafilme, Dirceu Varejão, cita que atualmente 25% do mercado interno já é abastecido com filme importado. "A exportação do Peru de BOPP para o Brasil cresceu mais de 1.000% em três anos", disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;