Economia Titulo Petróleo
Custo e tecnologia comprometem exploração
26/08/2008 | 07:19
Compartilhar notícia


Especialistas de petróleo avaliam que, apenas a reserva de gás da área de Júpiter, bastaria para garantir a auto-suficiência brasileira no combustível. Mas, desafios tecnológicos e custos proibitivos podem atrasar a produção na Bacia de Santos.

Além da falta de equipamentos em todo o setor de petróleo no mundo, o dilema enfrentado pela Petrobras - operadora do bloco com 80% de participação em parceria com a Galp (20%) - está relacionado à forma de retirada do gás de uma profundidade de mais de seis quilômetros no fundo do mar e no seu transporte para os centros de consumo.

Segundo técnicos do setor, instalar gasodutos a esta profundidade é praticamente inviável, por conta dos custos. Seriam cerca de 300 quilômetros em ramais submarinos. "Não há como instalar um duto nesta profundidade e para transportar tal volume", disse o consultor Pedro Camarota. Estudos geológicos revelam que somente a área de Júpiter teria o equivalente a toda a reserva de 300 bilhões de metros cúbicos existentes hoje no País e poderia produzir sozinha até 50 milhões de metros cúbicos de gás por dia, ou o mesmo que todo gás importado da Bolívia (30 milhões de metros cúbicos) e mais metade da produção nacional atual.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;