Setecidades Titulo Universidade
Obras de campus São Bernardo da UFABC atrasarão em 6 meses
Isis Mastromano Correia
Do Diário do Grande ABC
21/08/2008 | 07:37
Compartilhar notícia


Um problema jurídico e uma mudança de planos devem atrasar em pelo menos seis meses o início da construção do futuro campus São Bernardo da UFABC (Universidade Federal do Grande ABC).

A empresa responsável pelo projeto arquitetônico seria escolhida quarta-feira, contudo, a seleção não ocorreu porque o processo de licitação foi suspenso.

O percalço que suspendeu a seleção da melhor proposta entre as 17 empresas concorrentes se deu em razão de uma falha jurídica.

A maneira adotada pela universidade para avaliar as empresas estava em desacordo com uma instrução normativa promulgada em fevereiro deste ano que visa equiparar as chances entre os concorrentes com menos experiência no mercado com aqueles que têm mais prática.

"Do jeito que estava no edital nós dávamos ponto por tipo de trabalho que a empresa já tivesse feito. Então, se ela já houvesse construído três conjuntos arquitetônicos, ela teria uma pontuação para cada um deles e quanto mais conjuntos, mais pontos. A instrução normativa pede que a gente defina o que é o mínimo que esperamos de uma empresa e que a pontuação seja fixa para aquele item entre todas elas", explica o presidente da Comissão Especial de Licitação para o campus de São Bernardo da UFABC, Valdecir Marvulle.

Além da mudança nas regras de avaliação dos concorrentes, o novo edital a ser lançado em 8 de setembro trará ainda mais detalhes a respeito da verba que cada parte específica do projeto deverá consumir de acordo com as estimativas da universidade.

Empresas que já estavam concorrendo e novos interessados na licitação terão 30 dias a partir da publicação do edital para se inscrever.

O projeto na íntegra custará cerca de R$ 1,4 milhão. A vencedora terá sete meses para entregar o projeto pronto, o que deve ocorrer somente no segundo semestre do ano que vem.

Em julho deste ano, a UFABC divulgou a intenção de começar a construção do campus São Bernardo ainda em janeiro de 2009.

Contudo, isso está fora dos planos da universidade, que decidiu somente dar o pontapé inicial nas obras assim que o projeto executivo estiver pronto.

"A idéia original era de que assim que o projeto básico estivesse pronto a gente já licitaria a obra, mas tivemos muitos problemas com o campus de Santo André, onde o projeto executivo ainda não estava pronto quando as obras começaram. Dada essa experiência, resolvemos começar a obra em São Bernardo somente após todo o projeto estar concluído", diz Valdecir Marvulle, da UFABC.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;