Setecidades Titulo EMTU
Rodoviária em S.André testa sistema de embarque digital
Isis Mastromano Correia
Do Diário do Grande ABC
21/08/2008 | 07:36
Compartilhar notícia


Embarcar em um ônibus utilizando apenas as impressões digitais para liberar a catraca pode se tornar realidade em breve. O sistema de biometria (identificação de uma pessoa pelas digitais) está sendo testado em Santo André, no Terminal Oeste da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos).

Basta o passageiro cadastrado pressionar o dedo na máquina instalada no acesso aos trólebus para garantir a viagem.

A novidade, que está sendo testada pela Metra (empresa concessionária que opera os trólebus), vale apenas para o embarque de funcionários públicos que têm direito à gratuidade na passagem de ônibus garantida por lei.

Segundo a EMTU, sem o sistema de biometria essas pessoas tinham de necessariamente passar por um cadastramento que exigia inclusive a retirada de uma foto digital do passageiro todas as vezes que fossem embarcar. A biometria deve agilizar e otimizar o embarque dessa parcela do público.

Ainda não há previsão de quando termina o período de testes e quando será divulgado o resultado sobre a experiência. Por enquanto, apenas o terminal de Santo André tem a biometria.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;