Esportes Titulo Pequim 2008
Brasil vence a Bélgica na estréia nos Jogos de Pequim

O meia Hernanes, com uma jogada individual genial, marcou aos 33 minutos do segundo tempo

Da AFP
07/08/2008 | 07:53
Compartilhar notícia


Com astros como Ronaldinho, Diego e Alexandre Pato, o Brasil venceu a Bégica por 1 a 0 sem apresentar um grande futebol, nesta quinta-feira em Shenyang, em uma partida da primeira rodada do grupo C dos Jogos Olímpicos de Pequim-2008.

O meio-campo Hernanes, com uma grande jogada individual aos 78 minutos, deu a vitória à equipe de Dunga, que sofreu mais que o esperado para passar por um rival sem muitos recursos.

"Quando era criança sempre sonhei com os Jogos Olímpicos. Agora, que marquei um gol, não tenho palavras para descrever minha alegria. Estou muito feliz", disse Hernanes.

Mesmo com o desempenho aquém do esperado, Ronaldinho se mostrou satisfeito com o seu desempenho em sua primeira partida oficial "após quatro meses".

"Não havia jogado uma partida oficial nos últimos quatro meses. Hoje, para mim, foi a primeira e estou feliz por ter voltado", declarou o novo meio-campo do Milan.

Sobre a partida, Ronaldinho disse que sua equipe teve "mais confiança no segundo tempo", acrescentando que não sentiu a pressão da estréia nos Jogos de Pequim.

"É fácil e estou relaxado", acrescentou sorridente.

A primeira rodada da chave terá ainda o confronto entre a anfitriã China e a Nova Zelândia, neste mesmo estádio.

Apesar de contar com a sua estrela Ronaldinho, capitão que teve alguns lampejos de bom futebol, e com revelações que já têm destaque no futebol internacinal, os brasileiros conquistaram a vitória sobre a Bélgica com uma bela jogada do meio-campo do São Paulo.

Os belgas, que mantiveram um esquema rígido e assustaram Renan em algumas ocasiões, terminaram a partida com nove homens após as expulsões do capitão Vincent Kompany (72) e Marouane Felliani (87).

"Fizemos uma partida equilibrada contra o Brasil, que não teria ganhado se não estivéssemos com dez homens", afirmou o ponta belga Kevin Mirallas.

"Jogamos muito bem no primeiro tempo e ficou um pouco mais duro no segundo por causa do cartão vermelho" de Kompany, comentou Thomas Vermaelen.

O Brasil, que levou uma seleção reforçada para a China para conquistar o único título que resta à seleção verde-amarela, finalmente pôde contar em campo com a qualidade de Diego e do lateral Rafinha, que atuaram porque seus clubes alemães os acabaram liberando-os sob certas condições, embora pouco tenham feito na primeira partida.

Alexandre Pato, a grande promessa do Brasil, também não teve boa atuação, e desperdiçou a primeira chance clara de gol aos 56, na pequena área.

Sem criatividade em sua equipe, Dunga tirou Pato e colocou em campo Thiago Neves, o craque do Fluminense que quase não teve tempo para mostrar alguma coisa, junto com Jô, que entrou no lugar de um apagado Anderson.

Perto do final da partida, quando a seleção de Jean-François de Sart, campeã olímpica de 1920, se abriu para tentar um empate com apenas nove jogadores, o Brasil esteve próximo de aumentar o placar, com um gol de Jo (90+4) bem anulado pelo árbitro saudita Khalil al-Ghamdi por impedimento.

Em suas próximas apresentações, os pentacampeões mundiais terão que melhorar muito, principalmente porque um confronto nas semifinais contra a atual campeã olímpica Argentina é bastante provável. Os brasileiros enfrentarão no dia 10 de agosto a Nova Zelândia, em Shenyang.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;