Setecidades Titulo São Bernardo
Balé torna a cidade uma referência
Do Diário do Grande ABC
20/08/2008 | 07:12
Compartilhar notícia


São Bernardo é reconhecida no meio da dança como uma cidade rica em material humano quando se trata de balé. Ao longo de sua história, surgiram bailarinos renomados e grupos respeitados em todo o País.

Mais uma vez, o município chamou a atenção dos envolvidos com esse mundo. Na edição deste ano do Festival de Dança de Joinville, um dos mais importantes do gênero no Brasil, o Ballet Márcia Bueno, criado em 1992 e localizado no bairro Rudge Ramos, venceu a disputa de danças populares, categoria avançada. "Foi muito especial para nós. Como a nossa apresentação foi bem diferente e inusitada, o público gostou muito", diz a coreógrafa Márcia Bueno, referindo-se à coreografia Buchaechum, baseada no folclore coreano. Graças à boa repercussão de seu espetáculo, a companhia foi indicada como a melhor do festival.

Outro grupo que merece destaque é o Ballet Evelyn, comandado pela veterana Evelyn Agabiti. Tendo iniciado seu projeto há 28 anos também no Rudge Ramos, ela é uma das pioneiras da dança na cidade. A escola prefere não mais participar de competições e festivais, mas já ganhou significativas premiações em sua existência, como o prêmio Mapa Cultural Paulista.

A vida de dançarino não é nada fácil. Além de ter de praticar exaustivamente para atingir a perfeição, quem sonha viver de dança precisa lutar contra as barreiras financeiras. Segundo Evelyn, "o pessoal que faz dança hoje é arrojado, batalhador mesmo. Nós fazemos muita coisa por nossa paixão e amor. Chega a desanimar, mas sempre conseguimos nos reerguer".

Tanto Márcia como Evelyn fizeram carreiras na região. Apaixonadas por São Bernardo, acreditam que as pessoas e a própria cidade precisam dar mais visibilidade à dança. "São Bernardo merece mais. Ainda temos material humano interessante surgindo. Deveria se fazer mais produções com os nossos artistas", ressalta Evelyn. Márcia também reforça a idéia de se ampliar a quantidade de eventos ligados à dança. "Sempre trabalhei em São Bernardo para fortalecer a cultura da região. Aqui tem ótimos grupos. O que precisa ter são mais mostras, com uma visibilidade maior."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;