Esportes Titulo Série B
Azulão tenta manter ascensão em casa

Time enfrenta o Fortaleza hoje, às 19h30, e precisa vencer para se afastar ainda mais da zona de risco

Marco Borba
Do Diário do Grande ABC
05/08/2008 | 07:08
Compartilhar notícia


O São Caetano busca diante do Fortaleza, às 19h30 de hoje, no Anacleto Campanella, a segunda vitória seguida para manter a recuperação na Série B do Brasileiro. Os 3 a 1 sobre o Paraná na última rodada deram certo alento ao time, que subiu da incômoda 16ª posição para a 11ª, com 19 pontos.

A cautela, no entanto, é palavra de ordem no elenco, visto que o adversário também vem de campanha irregular e ocupa agora o posto que foi do Azulão até o último sábado.

O técnico Guilherme Macuglia considera o jogo perigoso. "A equipe deles não vem bem e fará o possível para sair das últimas posições. É uma partida em que temos de ficar atentos, usar o fator casa para pressionar, mas sem dar espaços para os contra-ataques."

Além do adversário de hoje, Macuglia se preocupa com o desgaste do time nos próximos dois jogos, que serão fora de casa, respectivamente contra o América-RN e Juventude. "Já conversei com o preparador físico (Carlos Pacheco). Precisamos aliviar um pouco em alguns treinamentos. Agora é um período crítico do Brasileiro, devido aos desgastes de viagens, suspensões e lesões."

Na avaliação do treinador, os grandes deslocamentos interferem no rendimento. "É por isso que, em alguns jogos, o atleta não consegue render o esperado, sobretudo aquele que usa mais a velocidade", explica.

O São Caetano não contará com o lateral-direito Júlio Farias e o zagueiro Lino, suspensos. O treinador ainda não definiu quem serão os substitutos. Neto Gaúcho e Mauro disputam posição na zaga e Daniel e Galiardo, na lateral. Dede e Finazzi, com dores no joelho, continuam em tratamento médico e não jogam.

FORTALEZA - Após quebrar um jejum de nove rodadas sem vitória nos 2 a 0 sobre o Santo André, na semana passada, o Fortaleza deve ter apenas uma mudança. Contundido no joelho direito, Gilberto Matuto está fora do restante da temporada. Michel, que vai estrear com a camisa do time cearense, foi escolhido pelo técnico Jorge Veras para ser o substituto do lateral-direito.

O treinador, no entanto, não confirmou a escalação. "Só vou definir o time momentos antes do jogo. Até lá, posso pensar em alguma coisa", desconversou.

Patrik comemora nova chance na equipe

O meia-atacante Patrik, 18 anos, quer aproveitar a nova chance no time principal do São Caetano. O jogador, que entrou no segundo tempo da partida contra o Paraná e deu mais dinamismo ao toque de bola, pode ser a novidade no confronto de hoje e iniciar a partida como titular.

Promovido das categorias de base em 2007, o jogador foi relacionado em quatro confrontos da Série B do Brasileiro, mas foi diante da equipe de Curitiba que teve a primeira oportunidade.

Foi com o ex-técnico Pintado que Patrik voltou a treinar no time principal, mas só após a troca de comando na equipe é que surgiu a chance de se firmar no grupo.

"É que o time vinha numa boa fase e não tinha como mexer. Além disso, tem na posição bons jogadores, como o Rafinha e o Rosembrick. Aí atravessamos aquele momento difícil (seis jogos sem vitória, cinco derrotas e um empate) e ocorreram algumas mudanças. Agora que surgiu a oportunidade, tentarei aproveitá-la."

No Paulistão de 2007, Patrik ficou na reserva em três jogos - contra o São Paulo, o Barueri e o América (Rio Preto). No primeiro semestre deste ano, foi emprestado à Catanduvense e disputou a Série A-2 do Paulista. Antes do início da Série B do Brasileiro, foi relacionado para a primeira partida contra o Corinthians pelas oitavas-de-final da Copa do Brasil, no Morumbi, mas não jogou.

Nascido na Zona Leste da capital, Patrik iniciou a carreira na base do São Caetano aos 14 anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;