Esportes Titulo Pequim 2008
Hu Jintao pede que Jogos 'não sejam politizados'
Da AFP
01/08/2008 | 08:17
Compartilhar notícia


O presidente chinês, Hu Jintao, pediu nesta sexta-feira, em uma inabitual entrevista concedida à imprensa estrangeira, que os Jogos Olímpicos "não sejam politizados" porque seria contrário ao espírito olímpico e defendeu uma cobertura "objetiva".

"É inevitável que os povos de diferentes países e regiões do mundo tenham percepções que não sejam as mesmas sobre diferentes temas", declarou. "Não creio que politizar os Jogos Olímpicos ajude a dar uma resposta a isso".

"É contrário ao espírito olímpico e às aspirações compartilhadas por todo o mundo", acrescentou.

Em plena polêmica em torno da censura chinesa imposta aos jornalistas credenciados nos Jogos Olímpicos para o uso da internet, Hu Jintao instou os jornalistas a respeitar o direito chinês e a "realizar reportagens objetivas".

"Seguiremos disponibilizando estruturas e meios para que os jornalistas estrangeiros possam trabalhar", indicou o presidente durante esse encontro com mais de 20 meios de comunicação no Palácio do Povo de Pequim.

"Certamente também esperamos que a imprensa estrangeira respeite as leis e regulamentos chineses. Esperamos que forneçam informações objetivas sobre o que acontecer aqui", acrescentou.

A China indicou na quinta-feira que não voltará atrás em relação ao controle da internet durante os Jogos Olímpicos, apesar da polêmica provocada por tal anúncio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;