Esportes Titulo Cuidados
Pequim terá segurança antiaérea
Dérek Bittencourt
Especial para o Diário
24/07/2008 | 07:33
Compartilhar notícia


Os Jogos Olímpicos de Pequim têm tudo para ser os mais seguros de todos os tempos. Mais de 110 mil policias já estão nas ruas da capital chinesa para conter qualquer tipo de ameaça ou manifestação. A proteção envolve até mesmo uma defesa antiaérea munida de mísseis.

"Nossa responsabilidade é garantir a segurança dos Jogos, inclusive a aérea. Nossos cidadãos também vão ficar surpresos ao ver os mísseis nas ruas, mas achamos que isso é necessário", disse o diretor do Departamento de Segurança do Comitê Organizador dos Jogos, Liu Shaowu.

A organização, inclusive, desenvolve mais de 900 planos de segurança contra qualquer tipo de problema que possa haver durante os Jogos. "Estamos desenvolvendo planos para qualquer situação. Se acontecer alguma coisa errada com um estádio, ou algum crime, temos o esquema para socorrer as pessoas, evacuar os locais. Fizemos vários exercícios disso no Ninho de Pássaro e no Cubo d'Água, por exemplo", comentou Shaowu.

Segundo o diretor de segurança, o maior receio é uma represália terrorista baseada em questões econômicas, sociais e políticas. "A situação é ótima, mas sabemos dos riscos de ataques terroristas por causa dos últimos acontecimentos no mundo. Para enfrentar isso vamos trabalhar com toda a sociedade chinesa e o apoio de órgãos internacionais."

Protestos - Shaowu explicou que os manifestantes terão três locais específicos para fazer reivindicações. "Reservamos lugares específicos. Todos estão situados não muito longe do Centro e das sedes olímpicas", disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;