Economia Titulo Vagas
Indústria volta a ganhar espaço no número de empregados
29/07/2008 | 07:40
Compartilhar notícia


O crescimento da economia e dos investimentos fizeram a indústria elevar a fatia de participação no número de ocupados nas seis principais regiões metropolitanas do País, após recuos, que levaram o indústria a passar de 17,6% dos empregados em 2003 para 17,1% no ano passado, perdendo para os serviços.

O gerente da pesquisa mensal de emprego do IBGE, Cimar Azeredo, disse que a perda industrial nos últimos anos é resulta da maior automação e do aumento de produtividade do setor e, ainda, do aumento da terceirização no País.

Com a forte reação da economia a partir de 2007, no entanto, a indústria voltou a acelerar a geração de empregos e permaneceu com a mesma fatia de 17,1% no primeiro semestre de 2008, interrompendo a trajetória de queda. Mais que isso, o setor chegou a registrar aumento na sua fatia de junho do ano passado (16,9%) para junho deste ano (17,3%). Segundo Azeredo, a indústria está ‘sustentando a posição' porque tem sido um dos setores com maior impulso no novo ciclo de crescimento econômico.

Para o economista Marcelo de Ávila, da CNI (Confederação Nacional da Indústria), esse crescimento em junho reflete a ‘maturação dos investimentos'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;