Política Titulo Eleições
Jayme Tortorello mira terceira idade no bairro Olímpico
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
28/07/2008 | 07:17
Compartilhar notícia


Integrantes da terceira idade foram o principal alvo das abordagens do candidato petista à Prefeitura de São Caetano Jayme Tortorello, durante caminhada no domingo pela feira do bairro Olímpico. Essa faixa da população soma, segundo o postulante, demonstra ter grande afinidade com o irmão de Jayme, o prefeito Luiz Tortorello (que morreu em 2004), um dos nichos do eleitorado trabalhado atualmente pelo petista.

"É uma parcela da população tradicional, que mora há muitos anos na cidade. Pretendemos ganhar a simpatia dessas pessoas com sentimento e com a nossa história ligada à São Caetano", destacou Jayme.

Entre cumprimentos e pedidos explícitos de voto na feira, o petista propôs a criação de um auxílio-invalidez, para pessoas que possuem problemas de Saúde. "Observamos muitos moradores nessas condições que às vezes não são atendidas pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A Prefeitura tem condições de financiar um benefício de um salário mínimo (R$ 415)." O valor é o mesmo estipulado pelo petista em outro projeto de auxílio: para o pagamento de aluguel.

A proposta para a Saúde, contudo, ainda não está bem desenhada. O candidato ressaltou que é necessário realizar estudos mais aprofundados para saber quantas pessoas estão nessas condições e qual será o impacto nos cofres municipais. Mesmo sem os números, disse: "São poucos, dá pra fazer".

Candidato a prefeito pelo Psol, Horácio Neto participou no domingo da procissão de São Cristóvão e o prefeito José Auricchio Júnior (PTB) não fez campanha.

Petista evidencia o azul e faz campanha sem o vice

Em 22 dias de campanha eleitoral, o prefeiturável petista de São Caetano, Jayme Tortorello, invariavelmente comparece aos compromissos de divulgação de sua candidatura com camisas azuis e sem a companhia do vice de sua chapa, Silvio Cardoso (PPS). O candidato deixou de lado o vermelho característico de seu partido, o PT.

Os panfletos e os coletes usados pelos cabos eleitorais acompanham a tendência de tonalidade. Indagado, Jayme Tortorello confirmou que a iniciativa é uma sugestão de sua equipe de publicidade. "É a cor do Azulão e do meu material", justificou, referindo-se a sua história ligada à AD São Caetano - é um dos fundadores.

Sobre a ausência constante do vice Silvio Cardoso em suas agenda, o petista ressaltou que "ele anda por outros lugares", pois são poucos os recursos de campanha. "Temos de nos dividir", acrescentou.

Nas conversas finais para concretizar a coligação entre PT e PPS - a aliança ainda conta com o PCdoB -, a escolha do vice quase causou o rompimento das legendas. Isso porque o prefeiturável queria o médico Carlos Humberto Seraphim com seu parceiro de chapa e tentou impor a indicação ao PPS. A executiva popular-socialista, por sua vez, ameaçou lançar candidatura própria em retaliação à intransigência. A união das siglas fora confirmada com a escolha de Silvio Cardoso pelo PPS.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;