Política Titulo Eleições
'Tenho orgulho de ser amigo do Lula'
Rita Donato
Do Diário do Grande ABC
28/07/2008 | 07:16
Compartilhar notícia


Único a adotar a tática do ataque direto aos rivais, o candidato a prefeito de São Bernardo pelo PT, sindicalista Luiz Marinho, rebateu no domingo a avaliação negativa do prefeiturável governista, Orlando Morando (PSDB), sobre sua proximidade com o presidente da República para alavancar a chapa petista. "Pode ser ciúmes. Ele não tem como falar mal do Lula, então critica nossa aproximação", alfinetou.

Ex-ministro da Previdência, Marinho reafirmou que só deixou a Pasta para "formar parceria com o governo federal" e conseguir angariar recursos ao município, berço do chefe de Estado. "Tenho orgulho de ter o Lula como amigo, companheiro (de partido) e de ter servido ao seu governo. A decisão de sair a prefeito foi exatamente para ele poder mandar investimento à cidade onde mora, algo que não consegue fazer com o atual governo, que administra com as costas viradas aos interesses do povo."

Diferentemente do discurso inicial - exaltando programas da União -, o petista passou a enfatizar a importância em se alinhar ao Estado. Durante corpo a corpo no bairro Ferrazópolis, o prefeiturável fez questão de avisar que trabalhará unido ao governo estadual, administrado pelo tucano José Serra. "Buscarei parcerias com os dois governos, até porque não é nenhum favor determinar investimento à cidade, temos direito porque ajudamos a formar o orçamento."

O petista não perdeu a oportunidade de atacar o posicionamento de Morando, que distribuiu cerca de 50 mil formulários neste fim de semana pedindo opinião dos moradores para formular o plano de governo. A estratégia foi interpretada por Marinho como um "procedimento contrário à administração". "Se alguém que se diz candidato do (prefeito) William Dib (PSB) começa a mudar de padrão, está contrariando o que verbaliza (a continuidade do governo). Ele deve estar constatando que o grupo está destruindo a cidade."

Ao lado do ex-prefeito Maurício Soares (PSB), que insistiu em apresentá-lo como o "mais qualificado" para gerenciar o Executivo, Marinho mensurou melhorias no transporte - com aplicação do Bilhete Único e interligação de linhas municipais e estaduais - e na segurança pública. "Criaremos gabinete de gestão de segurança para integrar a Guarda Civil Municipal, as polícias Civil e Militar, o Ministério Público e o Poder Judiciário", afirmou.

OPOSICIONISTAS - Os candidatos Evandro de Lima (PTdoB) e Aldo Santos (Psol) mantiveram o roteiro de sábado. Aldo seguiu com a campanha temática para discutir políticas de transporte nos bairros Nazareth e Alves Dias. Já Evandro fez corpo a corpo nas feiras livres do Assunção e Ferrazópolis e participou de evento com lideranças do partido no Baeta Neves.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;