Cultura & Lazer Titulo Escultura
Um trabalho de arte

Santo André ganha obra de Tomie Ohtake; escultura em forma
de fita comemora os 100 anos de vida da artista, em novembro

Vinícius Castelli
do Diário do Grande ABC
19/02/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Santo André ficará mais bonita neste ano. A cidade ganha em seu acervo cultural obra assinada pela artista plástica japonesa naturalizada brasileira Tomie Ohtake. A escultura em forma de fita comemora os 100 anos de vida da artista, a serem completados em novembro.

Com apoio da Prefeitura, a obra, presente do Sindicato dos Metalúrgicos, da Confederação do Sindicato dos Metalúrgicos e da Federação dos Metalúrgicos, será instalada na região central da cidade - não foram divulgados o local exato da instalação e o gasto com a obra.

Além de homenagear a artista, que chegou ao Brasil em 1936, a escultura deve ser instalada no Dia do Trabalhador, 1º de maio. "Comemora o centenário de uma das maiores artistas brasileiras, os 80 anos do Sindicato dos Metalúrgicos, a mulher e é também uma homenagem ao povo trabalhador, em uma cidade comandada e gerenciada por um líder metalúrgico", diz o secretário de Cultura Raimundo Salles.

"Tomie Ohtake é uma figura feminina importante. É algo muito emblemático resgatarmos a autoestima da cidade. Acho que é um marco para Santo André. Coloca a cidade na vanguarda, principalmente na questão das obras públicas contemporâneas", afirma o secretário.

Segundo Salles, uma exposição da artista deve chegar à cidade para ocupar o lugar da Mostra 80 Anos do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá/CF, em cartaz na Biblioteca Nair Lacerda, no Paço Municipal andreense.

A obra de arte medirá 12 m de altura, terá largura média de 2,5 m, pesará cerca de 15 toneladas e deverá se apoiar sobre sapata de concreto enterrado de 5 m x 5 m.

 

A ARTISTA

Com seis décadas de carreira, Tomie Ohtake é conhecida por dar formas a obras arquitetônicas, além de demonstrar talento na pintura. A artista plástica já participou de oito edições da tradicional Bienal de São Paulo.

Parte de suas obras pode ser encontrada pelas ruas da Capital, entre elas o Monumento à Imigração Japonesa, na Avenida 23 de Maio, e um painel em tapeçaria que serve de decoração ao Auditório do Memorial da América Latina.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;