Economia Titulo Mercado
Fazenda e BC afinam discurso para evitar ruídos
16/06/2008 | 07:09
Compartilhar notícia


O Ministério da Fazenda e o BC (Banco Central) estão aparando as arestas para evitar que ruídos desnecessários contaminem ainda mais as expectativas do mercado e intensifiquem a aceleração dos preços.

O ministro Guido Mantega e o presidente do BC, Henrique Meirelles, ao contrário de outros momentos, operam em sintonia para que suas ações e discursos não sejam fonte adicional de volatilidade no mercado financeiro, a ponto de prejudicar o combate à escalada dos preços e comprometer o crescimento da economia em 2009.

O cenário considerado pela equipe econômica é que a inflação só vai desacelerar no fim do ano e voltará ao centro da meta de 4,5% em 2009. Essa perspectiva ainda não foi testada nas previsões do mercado financeiro. A dúvida é se o mercado compreenderá, já no curto prazo, a nova linguagem dos economistas do governo.

A pesquisa Focus, que revela as apostas em relação ao comportamento da inflação, divulgada semanalmente pelo Banco Central, ainda não demonstrou a reversão das expectativas. A cada semana, as projeções têm piorado.

Todo o esforço está direcionado para reverter a aceleração da inflação. Por isso, a transmissão da mensagem de maior unidade da Fazenda e do Banco Central é fundamental.

"O ano é de muita volatilidade; o cuidado é grande para não contribuir para os boatos. Precisamos ter tranqüilidade para não tomar medidas com afobação e não adicionar volatilidade ao mercado", disse uma fonte do governo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;