Economia Titulo Previsão
OCDE prevê desaceleração para China e Índia
Da AFP
04/06/2008 | 09:08
Compartilhar notícia


China e Índia manterão elevados ritmos de crecimiento em 2008, mas com uma desaceleração pela exposição das duas economias à forte inflação vinculada ao aumento dos preços do petróleo e dos alimentos, prevê a OCDE.

"Nos mercados emergentes, o crescimento passa a ser moderado, mas permanece vigoroso, sobretudo na China", afirma Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômicos (OCDE) em seu relatório de perspectivas semestrais.

O PIB chinês aumentará 10% em 2008, um pouco menos que em 2007, quando a alta foi de 11,9%, por causa do retrocesso das exportações provocado pela atual desaceleração mundial.

"A economia chinesa deve registrar um índice de crescimento de dois dígitos - apesar de uma contração da política monetária - e se centrar cada vez mais na demanda interna".

Na Índia, terceira maior economia asiática, o crescimento retrocederá a 7,8%, depois de registrar 8,7% em 2007, coincidindo com taxas de juros situadas no nível máximo em seis anos, que frearam a demanda e os investimentos.

"A economia indiana continuará crescendo provavelmente a um ritmo sustentável, mas de forma menos rápida por causa da moderação da demanda externa".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;