Setecidades Titulo Transtorno
Ponte cede e trava
Avenida dos Estados

Trecho que passa sobre Rio Tamanduateí, em Sto.André,
teve deslocamento de asfalto de cerca de 50 centímetros

Cadu Proieti
Camila Galvez
15/02/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Ponte localizada na rotatória da Avenida dos Estados, que passa sobre o Rio Tamanduateí na região do bairro Santa Terezinha, em Santo André, cedeu e foi interditada pela Prefeitura por medida de segurança. O trecho, que dá acesso aos viadutos Adib Chammas e Pedro Dell'Antonia sentido Centro, apresentou deslocamento de asfalto de aproximadamente 50 centímetros. O problema na via foi identificado no início da tarde e prejudicou o trânsito na região.

Como o local afetado faz parte da passagem das linhas de trólebus que ligam os terminais São Mateus e Sonia Maria ao Santo André, a circulação dos veículos eletrificados foi paralisada, resultando em grande fila de ônibus no corredor exclusivo no 2° Subdistrito. A ponte danificada é a mesma que passou por obra no ano passado, no sentido oposto da pista.

No fim da tarde, por volta das 17h, quando forte chuva teve início, a situação no entorno ficou caótica, com o trânsito congestionado em toda região central da cidade e pedestres sem conseguir utilizar o trólebus no sentido Centro.

A Metra, responsável pela circulação dos trólebus, informou que, por conta do incidente, os veículos elétricos foram substituídos pelos normais, a diesel. As linhas afetadas foram 285, 284 e 284M, e tiveram de operar com intervalos maiores. Isso prejudicou ainda mais o trânsito.

A Prefeitura informou que, na manhã de hoje, técnicos farão vistoria para verificar danos na estrutura da ponte e definir quais serão as intervenções necessárias para a liberação do tráfego local. A administração municipal também informou que o Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo) foi acionado, já que o Tamanduateí é um rio intermunicipal e parte da manutenção é de competência do Estado.

No dia 17 de janeiro, a Secretaria de Recursos Hídricos anunciou a contratação do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) para fazer diagnóstico da Avenida dos Estados, incluindo os trechos de asfalto precário por conta das infiltrações.

O trânsito está sendo desviado para a rotatória do Sesi, na região do Viaduto Castelo Branco e da Avenida Martins Fontes. Outra alternativa é pegar o Viaduto Adib Chammas a partir da Avenida Itamaraty.

TRANSTORNOS

A chuva causou outros transtornos na região. Quem precisou do trem para voltar para casa encontrou dificuldades. O trecho entre as estações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) Utinga e Prefeito Saladino, em Santo André, ficou paralisado das 17h50 às 18h20, devido à inundação.

A Defesa Civil da cidade registrou queda de duas árvores, que caíram na Vila Palmares e na Vila Metalúrgica. No bairro Jardim-, o muro de uma casa cedeu, mas não houve vítimas. No bairro Mauá, em São Caetano, foi registrado alagamento em frente ao Cemitério Vertical.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;