Memória Titulo Memória
Ano a ano, atirador por atirador...

Vagner Otavio Barbato, quando moço, trabalhava em escritório e seguia de madrugada para o Tiro de Guerra...

Ademir Medici
25/09/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Os tempos das disputas do futebol entre os times de meninos do Centro de São Bernardo ficaram para trás. Vagner Otavio Barbato, o paraninfo desta 4ª Semana São Bernardo, quando moço, trabalhava em escritório e seguia de madrugada para o TG (Tiro de Guerra), instituição fundada em 1953. À noite dava continuidade aos estudos.

Um dos projetos da página Memória é se dirigir ao comandante do TG de São Bernardo e pedir autorização para realizar pesquisa no arquivo da entidade. Ali conseguiríamos levantar os nomes completos dos moços da cidade que serviram o TG 298, ano a ano.

Enquanto isso, contamos com o acervo particular de são-bernardenses como Vagner Barbato, e a memória de cada um, para ir mostrando os soldados de ontem. Aqui temos a turma do sargento instrutor Altino Mourão Petiz em 1964 – e aos poucos vamos completando as turmas de 50 anos atrás, já que há pouco publicamos a foto da turma do sargento Ivo Manoel da Silva daquele ano, do acervo de Izidio Demarchi.

A sede do TG ficava na Rua Marechal Deodoro, a poucos metros da Escola Técnica Cacique Tibiriçá e do espaço hoje ocupado pela sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. O estande ficava no bairro Assunção, ao lado do Mesc, hoje espaço ocupado pelo centro de provas da Scania.

Quartel e estande foram transferidos para os lados do Montanhão, entre o Jardim Silvina e o novato bairro do Cafezal.

Amanhã na 4ª Semana São Bernardo: neste jantar, a celebração da conquista do salário-família

Em 25 de setembro de...

1889 – Banco de São Paulo é instalado na Capital. Conde de Pinhal é eleito seu primeiro presidente.

1929 – Luiz Gambetta Sarmento Netto nasce em São João da Boa Vista (SP). Jornalista. Durante 26 anos atuou na Fundação Casper Líbero. Presidiu a Associação Paulista de Handebol e o Clube de Ginástica Paulista. Foi secretário do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo. Veio para Santo André e por muitos anos foi assessor de imprensa e relações públicas da Prefeitura. Atualmente reside em Aguaí, interior de São Paulo.

1944 – Prefeitura de Santo André aprova plano de arruamento de Frederico Kowarick Júnior e sua mulher entre as ruas Coronel Alfredo Flaquer, Siqueira Campos, Coronel Fernando Prestes e Travessa Ipú, no Centro.

1949 – Inaugurada a igreja de Camilópolis, em Santo André, depois de realização de obras de recuperação da antiga capela do bairro.

Agenda

Diadema – No primeiro dia do 3º Festival do Livro e Leitura de Diadema, que começa hoje, apresentação da Lira Musical da cidade, às 9h. Às 11h30, abertura da feira de livros. Haverá atividades também à tarde e noite.

Local: Centro Cultural Diadema, à Rua Graciosa, 300. Acompanhe a programação pelo site:http://festivaldolivroeleituradiadema.webnode.com – Programação 2014.

Diário há 30 anos

Terça-feira, 25 de setembro de 1984 – ano 27, nº 5631

Manchete – FMI prega continuidade do ajuste nas economias

Política – São Caetano instala comitê pró-Tancredo (Neves, candidato à Presidência da República).

Mauá – Inaugurada a Praça do Samba, em Mauá, novo nome da antiga Praça das Paineiras.

Religiosidade – Comunidade católica do Parque Santo Antônio, em São Bernardo, ao lado da Mercedes-Benz, inaugura a capela do bairro.

Futebol – Domingo, no Bruno Daniel, pelo Campeonato Paulista: Santo André 1, Santos 0, gol de Esquerdinha.

Hoje

- Dia do Rádio

- Dia da Radiodifusão

- Dia Mundial do Coração

- Dia Nacional do Trânsito

Internacional

Hoje é feriado nacional em Moçambique: Dia das Forças Armadas de Libertação Nacional.

Santos do dia

- Santa Aurélia e Santa Neomísia (séc. 14). Aurélia nasceu na Ásia Menor, no Oriente, e era muito unida à sua irmã Neomisia. Elas costumavam procurar pobres e doentes pelas ruas para fazer-lhes caridade.

- Cleófas

- Vicente Maria Stambi 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;