Esportes Titulo Estréia
Ramalhão ataca o Bragantino para espantar o 1º fantasma

Time joga a partir das 20h30 desta sexta em Santa Bárbara D'Oeste, na abertura da Série B do Brasileirão

Nelson Cilo
Do Diário do Grande ABC
09/05/2008 | 07:30
Compartilhar notícia


Além de medir forças diante do Bragantino, às 20h30 desta sexta-feira, em Santa Bárbara D'Oeste, na abertura da Série B do Campeonato Brasileiro, o Santo André pretende, logo na estréia desta noite, espantar um receio que tanto incomodou a equipe no torneio nacional do ano passado: o fantasma do rebaixamento.

Afinal, o time passou quase a temporada toda na zona de risco, mas, nas últimas cinco rodadas, Fahel Júnior assumiu o comando salvador.

Faltou pouco para que a fulminante reação atravessasse o bloco daqueles que compunham a linha divisória do acesso. "É preciso começar bem para que a gente não enfrente nenhum perigo lá na frente", alerta Fahel, ao citar as imagens de 2007 como exemplo. "Chega de sufoco. Dependíamos de um empate contra o Ceará na casa deles, ganhamos e conseguimos escapar. Vamos assumir o equilíbrio já no começo da Série B", sugere.

Ao usar a Série A-2 do Campeonato Paulista como uma das referências - o Santo André subiu à elite estadual como líder do Grupo A - Fahel reconhece que agora as dificuldades vão aumentar no torneio nacional. "É uma disputa mais pesada. Para complicar ainda mais, iremos enfrentar um adversário do nível do Bragantino, que sempre mostra boas campanhas, principalmente nas mãos do técnico Marcelo Veiga", reafirma Fahel.

Segundo ele, também não adiantaria nada, em um outro extremo, disparar no início e, na seqüência, perder o embalo. "No total, serão 38 jogos até o encerramento da Série B. É fundamental que a gente saiba administrar o desgaste", insiste o treinador, que não irá mudar o habitual estilo ofensivo. "É a nossa postura", garante.

No Bragantino, Veiga não havia definido até esta quinta-feira se o experiente Sérgio Manoel terá condições de estrear. O meia-atacante estava na dependência do registro na CBF (Confederação Brasileira de Futebol). O novato Danilo Bueno, escalado, é a primeira opção do técnico.

Treinador mantém suspense para escalar o time da largada

O técnico Fahel Júnior ainda não definiu o Santo André, mas o comandante admitiu nesta quinta-feira a ausência do atacante Márcio Mixirica na estréia desta noite contra o Bragantino. O artilheiro deslocou a clavícula em uma das recentes rodadas pela segunda fase da Série A-2 do Paulista e, segundo ele, não tem chances de atuar. Elton e Antônio Flávio vão compor a dupla de área.

Enquanto isso, é provável que Alexandre (livre de uma lesão muscular na coxa direita) retome a lateral direita. Se o titular voltar ao time, o garoto Willians, antes improvisado como ala, pode entrar no quadrado para substituir Jeferson, que sente dores musculares na perna, a exemplo do volante Juninho, que nesta quinta-feira submeteu-se a um tratamento.

"O Alexandre fará mais alguns testes no vestiário", explicou Fahel, que também não decidiu se coloca Douglas ou Cesinha como terceiro zagueiro. Thiago Matias e Luiz Henrique estão mantidos.

Independentemente de quem vai à luta, Fahel Júnior aposta na boa fase do goleiro Neneca, um dos personagens da campanha do acesso estadual.

Stelio espera relatório para mudar rotina de Marcelinho

A exemplo do médico Rui de Oliveira, o preparador fisico Stelio Metzker disse nesta quinta-feira que aposta na recuperação gradual de Marcelinho Carioca, que ainda não se livrou totalmente de uma distensão muscular na coxa direita. O meia já iniciou tratamentos intensivos e submete-se a rigorosos exames na COE (Clínica de Ortopedia Especializada) de São Bernardo para detectar possíveis problemas clínicos.

"Estou na expectativa dos resultados. Aí, sim, vou analisar tudo e, se for o caso, determinar exercícios adequados ao biotipo do atleta ", esclareceu Stelio, depois do treinamento de quinta-feira à tarde no estádio Bruno Daniel, ao se referir a uma das contusões de Marcelinho Carioca.

Segundo Stelio, vale a pena investir nos limites individuais de um craque igual ao Pé de Anjo. "É de uma habilidade que não se discute", elogiou Stelio, atento aos trabalhos dos médicos Rui de Oliveira e Eduardo Souza.

Caravana - Haverá ônibus gratuitos, às 16h desta sexta-feira, no Brunão, aos interessados em compor a caravana para o Interior. Reservas; 7274-4372.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;