Cultura & Lazer Titulo Teatro
A velha e o novo
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
08/12/2011 | 07:21
Compartilhar notícia


Teatro que faz rir na mesma medida em que apresenta reflexão tem sido raridade nos dias em que a cartela de opções apresenta humor grosseiro ou bobeiras ingênuas que só são capazes de arrancar gargalhadas da plateia.

'As Três Velhas', com Maria Alice Vergueiro (a impagável vovó maconheira de 'Tapa na Pantera'), é exceção à regra. O texto do multiartista chileno Alejandro Jodorowsky - cuja única escola artística na qual podemos enquadrá-lo é a criativa - é a história recente da atriz com pitadas de críticas que disparam para todos os lados.

Comidas pelas traças e pela ruína familiar, duas marquesas octogenárias (Luciano Chirolli e Danilo Grangheia) passam fome enquanto se lembram das glórias do passado.

Elas são auxiliadas pela centenária criada Garga (Maria Alice), que às vezes é o sopro de sanidade em suas vidas e em outras, o demônio a corroer o clima da casa.

Até serem alçadas ao sucesso por meio de um vídeo no YouTube (qualquer semelhança com o episódio vivido por Maria Alice Vergueiro é mera coincidência), elas vivem situações de drama e de graça que refletem o cotidiano de muitos.

As Três Velhas - Teatro. No Centro Cultural São Paulo - Rua Vergueiro, 1.000. Tel.: 3397-4002. 5ª a sáb., às 21h; dom., às 20h. Ingr.: R$ 20. Até dia 18.

Carreira
Maria Alice Vergueiro é voluntariosa por vocação. Sempre vê-se uma pitada de sua personalidade, um dedo das suas inspirações, nos papéis que ela interpreta. Isso é qualidade rara para quem, além de ter trabalho forte e de qualidade. não fica refém da sua própria impressão nos personagens que leva à cena.

Ela, que já integrou o Teatro Oficina e deu aulas de artes cênicas na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, fundou ao lado de Cacá Rosset e Luiz Roberto Galízia o Grupo Ornitorrinco, importante capítulo da história teatral brasileira.

No ostracismo há longos anos, reapareceu como a senhora que fuma maconha no vídeo do YouTube - que até aquele tempo não era conhecido por sua faceta viral - e aproveitou o gancho do sucesso para levar ao palco texto de um dos seus ídolos no qual critica sua atual condição de famosa da web. Ela fez do limão uma boa limonada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;