Economia Titulo CNI
Alto custo da matéria-prima preocupa empresas, aponta CNI
Cristiane Bomfim
Do Diário do Grande ABC
29/04/2008 | 07:10
Compartilhar notícia


O alto custo da matéria-prima é uma das principais preocupações da indústria. De acordo com pesquisa da CNI, o assunto foi o terceiro mais mencionado pelas empresas no item ‘dificuldades'. O primeiro é a alta carga tributária. Na segunda posição fica a competitividade acirrada.

A principal razão é a alta dos preços dos commodities, materiais básicos para produção. "As empresas que mais reclamam são as de alimentos, refino de petróleo, indústrias plásticas e químicas. Esses tipos de commodities estão subindo internacionalmente", explicou o gerente de pesquisa da CNI, Renato da Fonseca.

Segundo ele, a médio e longo prazos, este encarecimento deverá ser repassado aos consumidores gradativamente e a queda do dólar não tem sido suficiente para baixar os preços. Apesar disso, a pesquisa mostra que, as indústrias pretendem, nos próximos meses, aumentar a compra de matéria-prima em função da demanda aquecida.

EMPREGOS
A sondagem mostrou que o número de empregados na indústria subiu nos três primeiros meses do ano com pontuação média de 53,1. O valor é 2,5 pontos superior ao mesmo período de 2007.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;