Política Titulo Levantamento
Ibope aponta Dilma
com 38% e Marina 29%

Pesquisa mostra oscilação positiva da
petista, queda da socialista e Aécio com 19%

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
24/09/2014 | 07:55
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


A pesquisa Ibope divulgada ontem aponta a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, com 38% das intenções de voto e a ex-senadora Marina Silva (PSB) com 29% em nova rodada na disputa pela Presidência. O levantamento mostra oscilação positiva da petista em relação à sondagem do dia 16, ampliando a vantagem sobre a socialista na etapa inicial. A chefe da Nação subiu dois pontos percentuais, enquanto a ex-ministra do Meio Ambiente recuou um ponto.

O senador Aécio Neves (PSDB) aparece em terceiro lugar, com 19%, mesmo percentual do estudo anterior, indicando estagnação do tucano. A pesquisa foi encomendada pela Rede Globo e pelo jornal O Estado de S.Paulo. Em simulação de segundo turno, ambas estão empatadas numericamente, em 41%. Numa projeção entre a presidente e o ex-governador de Minas Gerais, a petista tem 46%, 11 pontos percentuais à frente do adversário.

Pastor Everaldo (PSC) apresenta 1% de intenções de voto. Os demais postulantes ao Palácio do Planalto não atingiram 1%. Somados, os outros sete indicados – Luciana Genro (Psol), Eduardo Jorge (PV), Zé Maria (PSTU), Levy Fidelix (PRTB), Eymael (PSDC), Rui Costa Pimenta (PCO) e Mauro Iasi (PCB) – têm 2%. O Ibope entrevistou 3.010 eleitores entre os dias 20 e 22. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Votos em branco ou nulo atingiram o patamar de 7%. Não sabem ou não responderam ficaram em 5%.

EXPECTATIVA
O instituto também questionou aos eleitores quem eles consideram que será o próximo presidente, independentemente da intenção de voto. Dilma encabeça a lista pela manutenção de mandato. A petista encabeça o ranking com 52%. Nesse panorama, 26% acreditam em vitória de Marina e 10% apostam que Aécio ganhará a concorrência.

APROVAÇÃO
O levantamento sinaliza que cresceu o índice de aprovação do governo Dilma. O percentual de aceitação de ‘ótimo’ e ‘bom’ subiu de 37% para 39%. Os que julgam a administração ‘ruim’ ou ‘péssima’ são 28%, segundo o Ibope. Para 33%, a gestão é ‘regular’. Os dois últimos números se mantiveram.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;