Memória Titulo Memória
Times de fábrica, rua, escola...

Magnífica a foto do famoso Vagão, de tantas glórias e tradições...

Ademir Medici
24/09/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


“Magnífica a foto do famoso Vagão, de tantas glórias e tradições. Lembranças das grandes disputas no antigo campo do Brasil e daquele campinho perto da Vidrotil, o campo do Luso.”

José Carlos Soares de Oliveira, Nino, advogado de São Bernardo.

São Bernardo tinha os times infanto-juvenis, os de fábricas, os de escolas, além dos tradicionais, como Palestra, Esporte, Meninos, Vila Baeta. A partir das duas fotos de hoje, o padrinho da 4ª Semana São Bernardo, Vagner Otavio Barbato, vai relacionando os times do seu tempo e nomes de esportistas que seguiram profissões diversas e que guardam no coração as jornadas do futebol entre o time da rua de baixo e o da rua de cima.

Vamos ao inventário.

- Infantil Bosque FC. Teve três campos onde mandava seus jogos: o campo do Luso, próximo à firma Vidrotil, por onde passa o sistema trólebus da Avenida Faria Lima; Pasto do Pita, onde está a Associação dos Funcionários Públicos; e o seu campo próprio, em plena Rua Marechal Deodoro, da piscina pública do prefeito Aldino Pinotti e do Instituto de Educação João Ramalho.

- Gilberto Farina era o presidente.

- Entre os jogadores, João Coelho, Zé Carlos, Ricardo Tártaro, Meio Quilo, Tony Miolaro, Dick Miolaro, Capixaba, Helinho, Caiuba, Tanaka, Sergio Paulini e Darci.

- Rua Bela Vista, de jogadores como Dino Guazzelli, Bocaletti, Irani Duzi e Rui Vertamatti.

- Vila Santa Terezinha.

- Mercado Municipal, na Rua Padre Lustosa, do Nilton Prado, Bersachi e Bersachinho.

- Vila Duzzi.

- Vila Gonçalves.

- Madureira, de Vila Baeta.

Cada fábrica formava seu time. Nesta foto do distintivo do dinossauro, o time de solteiros da Fábrica de Móveis Miolaro, num jogo disputado no Batistini.

Havia também os times das escolas. O Cacique Tibiriçá chegou a fazer festival interclasses, no Estádio Ítalo Setti, com transmissão pela Rádio Independência.

Amanhã na 4ª Semana São Bernardo: Sargento Altino e a 3ª turma de 1964 do TG-298

Agenda

Diadema – Começa amanhã o 3º Festival do Livro e Leitura de Diadema, com a participação de editoras e representantes, feira, palestras, mesas-redondas, saraus, mostras, oficinas. Local: Centro Cultural Diadema, à Rua Graciosa, 300. Acompanhe a programação pelo site: http://festivaldolivroeleituradiadema.webnode.com/programa%c3%a7%c3%a3o%202012/

Internacional – Hoje, a festa maior de Barcelona, Espanha, em homenagem à padroeira, Maré de Deu de La Mercè.

Diário há 30 anos

Domingo, 23 de setembro de 1984 – ano 27, nº 5630

Grande ABC – A região atinge 1984 vendo ampliados seus problemas sociais e chegando a 280 mil favelados, o equivalente a 14% da população.

Santo André – Os 84 anos da Sociedade Ítalo-Brasileira de Santo André foram comemorados na semana passada. A entidade busca atrair a juventude. Para isso elegeu seu mais jovem presidente, Paulo Piagentini, de 30 anos.

Em 24 de setembro de...

1789 – Organiza-se a Suprema Corte de Justiça dos EUA.

1834 – Dom Pedro I falece em Lisboa, no Palácio de Queluz, na mesma sala onde Dom Quixote nascera.

1914 – A guerra. Manchete do Estadão: importantes declarações de Winston Churchill: o mapa da Europa será remodelado de acordo com o princípio das nacionalidades.

1969 – Secretaria de Finanças muda para o recém-construído Paço Municipal de São Bernardo.
Agentes da Polícia Federal impedem a edição da Tribuna de Imprensa, do Rio de Janeiro.

2004 – Inaugurado o Anfiteatro Manacá, em Rio Grande da Serra

Hoje

Dia do Soldador

Santos do dia

- Santo Gerardo Sagredo (Veneza, Itália, 980; Hungria, 1046). Bispo. Dedicou-se à renovação litúrgica. Procurou tornar os cultos agradáveis e festivos.

- Germaro

- Senhora das Mercês

- Pacífico

Municípios Paulistas

Urupês, elevado a município em 1928, quando se separa de Itajobi, região de Araraquara; Santa Mercedes, elevado a município em 1954, quando se separa de Paulicéia, região de Valparaíso. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;