Cena Política Titulo Cena Política
Humor eleitoral, conforme os números

Estamos a 16 dias da eleição. Os nervos dos candidatos estão cada vez mais à flor da pele. Alguns

Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
19/09/2014 | 07:35
Compartilhar notícia


Estamos a 16 dias da eleição. Os nervos dos candidatos estão cada vez mais à flor da pele. Alguns mais confiantes, outros menos, fato é que o resultado das urnas, por volta das 22h do dia 5 de outubro, é que vai revelar quem é quem. Enquanto esse momento não chega, as pesquisas eleitorais são o termômetro do humor dos políticos. E eles mudam de reação e atitude a cada número divulgado. E contamina equipe de trabalho e correligionários. Como uma onda de ânimo ou desespero. Até a semana passada, Aécio Neves (PSDB) estava preocupado com seu desempenho na corrida presidencial. Tinha caído alguns preciosos pontos e estava longe das primeiras colocadas. Nesta semana já se vê o tucano animado. Candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT) iniciou a campanha bem, mas com a entrada de Marina Silva (PSB) no páreo – após a trágica morte de Eduardo Campos (PSB), dia 13 de agosto –, se assustou. Ficou preocupada, mas duas semanas depois retomou a confiança. Agora, caiu um pouco e voltou a dar mostras de abatimento. Ressalte-se que no segundo turno a socialista sempre esteve à frente da petista. Marina, por sua vez, foi alçada à cabeça da chapa de supetão. E caiu bem entre os eleitores. Oscilou negativamente num momento, assim como seu humor. Sofreu ataques e teve de se defender. Agora, estabilizada, respira um pouco mais aliviada. A cada dia é publicada uma pesquisa diferente. Os partidos têm sua própria pesquisa. O cenário vai ser ainda mais tenso nos próximos dias. E o humor dos candidatos vai variar conforme os números.

Novela
Marco Dal’Mas, marido da vice-prefeita de São Caetano, Lúcia Dal’Mas (PMDB), apoia candidatura de Daniel Córdoba (PSDB) a deputado estadual. Ele tem feito corpo a corpo ao lado do tucano, que integra partido de oposição ao comandante do Paço, Paulo Pinheiro (PMDB). Pelo jeito, o entrevero entre a família Dal’Mas e o peemedebista está longe de ter um final feliz.

Amizade eleitoral
Primeiro, eles ensaiaram uma dobrada. Depois, trocaram farpas e juraram ser rivais. Mas ontem tudo mudou. Candidato a deputado federal, Gilberto Costa (PEN) esteve no comitê de campanha do pleiteante a estadual Capitão Castropil (PMDB), no bairro Nova Gerty. Inclusive levou alguns santinhos no bolso. Parece que a turbulência pré-eleitoral já passou e agora reina a paz.

Vale-tudo
Nesta semana, esta coluna citou que candidatos utilizam os mais variados artifícios para divulgar seus nomes e números. A foto ao lado mostra um caso curioso. Cavalete de pleiteante a deputado federal foi colocado em cima de um ponto de ônibus. Não é possível afirmar que foi a equipe dele que instalou ou se alguém que o fez. Mas fica o registro da imagem que circula nas redes sociais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;