Setecidades Titulo Esgoto
Ribeirão: Sabesp investe R$ 8,6 milhões em coleta
Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
08/02/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) irá ampliar a coleta de esgoto nos bairros Ouro Fino e Quarta Divisão, em Ribeirão Pires. As obras irão beneficiar diretamente cerca de 1.300 famílias e também otimizarão o sistema em Suzano. O investimento aplicado é de R$ 8,6 milhões e a previsão é de que os serviços sejam concluídos em um ano. O resultado da licitação foi publicado nesta semana no Diário Oficial do Estado.

Serão construídas duas estações elevatórias, que bombearão o material coletado para o coletor tronco principal da área, que desembocará na ETE (Estação de Tratamento de Esgotos) de Suzano. "A topografia da região faz com que seja necessário fazer essa elevação", explica o coordenador de Empreendimentos de Esgotos da Sabesp, Manoel Messias Nascimento. A estação tem diâmetro interno de 3,5 m e 4,95 m de profundidade.

Em razão da proximidade, o esgoto dos bairros ao Leste de Ribeirão Pires é levado para a ETE Suzano, e não para a ETE ABC, localizada na Capital, divisa com São Caetano.

Também serão feitos trechos complementares de redes coletoras, além de conexão com as já existentes. "Alguns locais de Ribeirão Pires ainda não têm tratamento de esgoto. Os moradores dessas regiões serão beneficiados com essas obras", comenta Nascimento. Também serão feitos trabalhos de acabamento nas estações elevatórias Planalto e Ikeda, ambas em Suzano.

Os serviços fazem parte do Projeto Tietê, cujo objetivo é universalizar a coleta e o tratamento de esgoto em todos os municípios da Grande São Paulo. Até o fim da terceira fase do programa, prevista para 2016, serão feitas ampliações na ETE ABC.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;