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Literatura dos games
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
03/02/2013 | 07:02
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Nario Barbosa/DGABC


Reinos fantásticos, heróis corajosos, vilões mortais e histórias instigantes são elementos que fazem sucesso na literatura para o público jovem. Para uma nova geração de leitores, tudo parece se tornar ainda mais interessante quando o cenário e os personagens envolvidos são os mesmos que os divertem no videogame. As tramas cada vez mais complexas se tornaram grandes o bastante para invadir as estantes e ganhar mais espaço nas páginas de seus próprios livros.

A expansão de um universo para outras mídias começou com a saga 'Star Wars', de George Lucas, que já conta há anos com aventuras derivadas da trama original em títulos para games, literatura e histórias em quadrinhos. Agora, enredos dos populares 'World of Warcraft', 'Diablo', 'Assassin's Creed' e 'Uncharted', entre outros jogos, encontram sobrevida em publicações nas livrarias.

"Os brasileiros estão conhecendo isso agora, mas já vem de algum tempo. É uma questão de se inserir essa ideia nova na cultura dos gamers daqui, pois os videogames estão cada vez mais presentes na vida das pessoas", analisa o produtor de televisão Makson Lima Júnior, de São Bernardo.

Fã dos mistérios que envolvem os combates entre assassinos e templários ao longo da história da humanidade de 'Assassin's Creed', atualmente ele divide o tempo de leitura entre 'Assassin's Creed - A Cruzada Secreta', do escritor Oliver Bowden, e 'Uncharted - O Quarto Labirinto', de Christopher Golden. "Os livros de 'Assassin's Creed' têm uma pegada de Isaac Asimov (autor de contos de ficção científica). 'Uncharted' é mais puxado para a aventura e tem muito de Júlio Verne (autor de clássicos como 'Viagem ao Centro da Terra' e 'Vinte Mil Léguas Submarinas'). Quem lê bastante acaba pegando essas referências."

IMERSÃO

Acostumada a passar horas na frente do computador controlando seu avatar no mundo de 'World Of Warcraft', Fernanda Thieni Lima, de São Caetano, está conhecendo outras tramas que se passam no mágico universo Azeroth nas páginas de 'World Of Warcraft - Marés da Guerra', de Christie Golden. "No início, fiquei meio receosa pelo fato de um livro tão pequeno (com 350 páginas) poder desenvolver tantas coisas em relação a uma trama enorme. Vi que o livro te deixa mais ligada com o jogo. Conforme vai lendo, você se sente como se estivesse lá, ainda mais porque já conheço esse universo virtual", afirma.

A qualidade dos livros conta com reflexo direto em suas vendas. "Os livros baseados em games não atraem somente os jogadores, mas os fãs de fantasia, ficção científica, romances históricos. Se somarmos as vendas dos livros das nossas franquias, temos mais de 560 mil exemplares vendidos no Brasil", revela Ana Lima, editora executiva do selo Galera Record, principal editora do gênero. Para este ano, o grupo planeja trazer para o Brasil mais duas publicações ligadas a 'World Of Warcraft' e lançar o primeiro volume ligado à série 'Mass Effect'.

OPÇÕES

- 'World of Warcraft: Marés da Guerra'
(Galera Record, 350 páginas, R$ 34,90 em média)

- 'God of War: A História Oficial Que Deu Origem ao Jogo'
(Leya, 384 páginas, R$ 29,90 em média)

- 'Assassin's Creed: Renascença'
(Galera Record, 350 páginas, R$ 34,90 em média)

- 'Halo: Cryptum - a Saga Dos Forerunners'
(Editora Planeta, 320 páginas, R$ 39,90 em média)

- 'Diablo III: A Ordem'
(Galera Record, 350 páginas, R$ 34,90 em média)

- 'Battlefield 3: O Russo'
(Galera Record, 350 páginas, R$ 34,90 em média)




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