Política Titulo Destruir democracia
Alckmin diz que sistema partidário é ‘ingovernável’

Em busca da reeleição, governador tucano afirma que não há 35 ideologias diferentes

Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
10/09/2014 | 07:19
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Candidato à reeleição, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou que o atual sistema partidário irá “destruir a democracia” por conta do excesso de siglas e se posicionou contra a criação de legendas.

“É uma vergonha chegarmos a este ponto. Ingovernável. Não há 35 ideologias diferentes”, disse, completando que as legendas vivem de recursos públicos provenientes do Fundo Partidário. A declaração foi dada em seminário organizado pelo Lide (Grupo de Líderes Empresariais). O governador tem 14 partidos pactuados com o projeto de reeleição, entre eles siglas nanicas como o PTdoB, PMN, PTN e PEN.

Após o evento, Alckmin vistoriou, ao lado do ministro do Esporte, Aldo Rebelo (PCdoB), obras do Centro Paraolímpico, na Rodovia dos Imigrantes, na Vila Guarani, e propôs ampliar políticas de inclusão, caso seja reeleito.

“É inclusão, capacitação para o mercado de trabalho. Trará dignidade para pessoa com deficiência. Vamos expandir os centros de cursos de capacitação e garantir acessibilidade em todas as estações de Metrô, nas antigas, porque as novas todas já têm. Este centro paraolímpico, em parceria com o governo federal, é modelo. Aqui vão se fazer laboratórios e pesquisas. Destaca a vocação de São Paulo como capital mundial de grandes eventos.”

O centro tem aporte financeiro estadual de R$ 288 milhões e previsão de entrega para maio. “São 1.400 trabalhadores, que chegarão a 1.800 antes do fim do ano. Estará entre os três maiores centro paraolímpicos do mundo. A obra está adiantada em relação ao cronograma”, afirmou o tucano.

Depois de semanas subindo o tom contra o adversário Paulo Skaf (PMDB), Alckmin evitou adicionar polêmica à relação. “Não. Sobre isso não quero comentar nada.”

ESPORTE
À noite, o governador participou de atividade com atletas profissionais e amadores, dirigentes de federações, técnicos e árbitros, no Clube Esperia, na Zona Norte, onde recebeu apoio da classe à sua candidatura à reeleição.

Presente no ato, o secretário paulista de Esporte, Lazer e Juventude, José Auricchio Júnior (PTB), enalteceu o trabalho de Alckmin no setor. “Essa reunião consolida o apoio desse segmento, que é tão importante em São Paulo e no Brasil, ao governador Alckmin e ao Aécio (Neves, presidenciável do PSDB). É o apoio do esporte paulista”, disse.

Caso Petrobras causa saia justa a Aldo Rebelo durante vistoria

Depoimento do ex-diretor de refino e abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa à PF (Polícia Federal) de que cerca de 25 deputados federais, três governadores, seis senadores e um ministro foram beneficiados com pagamentos de propinas oriundas de contratos com fornecedores da estatal constrangeu o ministro do Esporte, Aldo Rebelo (PCdoB), durante vistoria do Centro Paraolímpico na Capital, ontem.

O comunista teve de responder sobre o caso, revelado pela revista Veja, ao lado do governador Geraldo Alckmin (PSDB), adversário do PCdoB em São Paulo e aliado do presidenciável da oposição Aécio Neves (PSDB). “As pessoas que foram citadas já se manifestaram. Governadores, deputados, dirigentes. Soube que o próprio governo tem interesse que a denúncia seja revelada para tomar a providência que lhe cabe.”

Sobre o uso político do caso pelo PSDB, Aldo disse que “cada um age de acordo com o que acha conveniente”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;