Setecidades Titulo Transporte
Terminal do Riacho é entregue

Equipamento, que começa a funcionar a partir de amanhã, tem linhas reestruturadas, visando reduzir o intervalo do transporte coletivo

Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
07/09/2014 | 07:02
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


A população do bairro Riacho Grande, em São Bernardo, recebeu ontem o novo terminal de ônibus Tereza Suster, localizado na Rua Rio Acima, e que começará a funcionar a partir de amanhã. A estação foi desativada em 2011 e deveria ter sido reaberta no ano seguinte. Reconstruído pela SBCTrans, concessionária do transporte coletivo no município, e concluído há pelo menos um mês, o equipamento reestruturou as linhas que atendem a região. Foram investidos R$ 2 milhões.

No modelo antigo, sete itinerários passavam por bairros do entorno até chegar ao Centro e ao Rudge Ramos. Com o novo sistema, o passageiro seguirá de cada local para o terminal, onde fará conexão. Duas linhas foram excluídas: a 31 (que percorria Alto da Serra, Parque dos Lagos, Capelinha, Estoril, Riacho Grande e Paço) e a 31A (Borda do Campo, Cocaia, Capelinha, Estoril, Vila Tosi, Riacho Grande, Paço e Terminal Metrópole), que foi desmembrada em três: 62A – Riacho/Estoril via Vila Tosi; 63A – Riacho/Capelinha e 64A – Riacho/Cocaia via Banespa. Para acessar o Parque dos Lagos, o usuário deve utilizar a recém-criada 61A. Outro trajeto novo é o 65A, que liga o terminal ao Parque Rio Grande.

Foram alterados dois percursos. O 32, que fazia o trecho Paço/Rio Grande via Jardim Jussara e Vila Balneária, passará a fazer viagens somente do terminal à Vila Balneária. A linha 32A, que ligava o Paço ao Areião, também foi alterada.
“São cinco troncos, que são as linhas mais fortes e seis alimentadoras, que são as menores. As viagens ficarão mais rápidas e vai aumentar a quantidade de ônibus, passando de 37 para 42 veículos”, disse o secretário de Transportes e Vias Públicas, Oscar Silveira Campos. De acordo com ele, 5.000 transferências devem ser feitas por dia no equipamento.

Durante 15 dias o novo sistema será monitorado e, em seguida, será realizada reunião para pontuar eventuais falhas e melhorias. A operação das linhas que atendem ao pós-balsa será alterada a partir do próximo dia 20.
Agilidade no transporte é o que espera a dona de casa Ana Valdenha Silva, 31 anos. “Sou moradora do bairro Capelinha e já cheguei a ficar uma hora no ponto, com chuva e criança no colo, esperando o ônibus.”

O prefeito Luiz Marinho (PT)destacou que, para utilizar o terminal da melhor maneira, os passageiros devem aderir ao Cartão Legal para permitir a integração. Com o bilhete eletrônico, é possível utilizar, em dias úteis, três linhas municipais em 90 minutos pagando apenas uma tarifa, de R$ 3. “Esse terminal vai mudar a forma da organização do transporte público e, para isso, é importante que todos os usuários adquiram o Cartão Legal.” Sem o tíquete, não será possível fazer conexão sem custos.

A adesão ao Cartão Legal é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rede Fácil Riacho Grande, localizada na Avenida Araguaia, 265, mediante apresentação de RG, CPF e comprovante de residência. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;