Esportes Titulo Série B
Márcio evita cálculos
sobre chances do Azulão

Possibilidade de clube do Grande ABC retornar à elite do
Campeonato Brasileiro para a temporada 2012 é de 0,9%

Marco Borba
Do Diário do Grande ABC
28/10/2011 | 07:30
Compartilhar notícia


Ao mesmo tempo em que busca somar o maior número possível de pontos para se distanciar dos últimos colocados, o São Caetano ainda tem ponta de esperança de conseguir a volta à elite do Brasileiro. No entanto, com discurso pé no chão, o técnico Márcio Araújo descarta que já faça cálculos para ver o Azulão na Série A em 2012. As chances, no momento, são mínimas, 0,9%, faltando seis rodadas para o encerramento da Série B. O time é o 12º colocado, com 43 pontos, oito a menos que o Americana, quarto na tabela.

"Sonhar com uma possibilidade, com algo que pode acontecer, é legítimo. Mas nem me passou na cabeça ter essa conversa com os jogadores, até porque precisamos, primeiro, conseguir pontuação para não corrermos riscos (de rebaixamento)", disse o treinador, após o último treino preparatório para o confronto de amanhã, diante do Paraná, em Curitiba, pela 33ª rodada.

Pelos cálculos de Márcio Araújo, para escapar do rebaixamento a equipe precisa chegar a 47 ou 48 pontos. No momento, as chances de o São Caetano cair também são pequenas, de apenas 3,5%, justamente por causa da arrancada no torneio. A equipe não perde há nove jogos - cinco vitórias e quatro empates.

Caso consiga o feito inédito de vencer as seis partidas restantes, Azulão chegará a 61 pontos. No momento, o clube que atingir essa pontuação tem 87,3% de possibilidade de disputar a Série A no próximo ano. O contrário também é verdadeiro. O time que chegar ao fim da competição com 43 pontos, casos de São Caetano e Guarani, tem 96,3% de chance de cair.

O volante Augusto Recife viveu no Cruzeiro, no Brasileirão de 2002, situação semelhante à do São Caetano. A equipe mineira precisava somar o maior número de pontos, em seis jogos, para passar às semifinais. Resultado: venceu cinco e empatou um, mas ficou em nono, com 39 pontos, atrás do Santos, porque marcou menos gols. "Claro que enquanto houver uma chance, mínima que seja, vamos atrás, não tenha dúvida. Porém, no momento, o grupo pensa em cumprir sua meta, que é atingir a pontuação necessária para não cair", comentou o jogador, seguindo o discurso do técnico.

 

DESFALQUE

Márcio Araújo confirmou ontem que o atacante Nunes é desfalque para o jogo contra o Paraná. O jogador sentiu fadiga muscular após a goleada por 4 a 0 sobre o ABC, no sábado, no Estádio Anacleto Campanella, e será poupado. "Entendemos que é melhor poupá-lo e o perdermos em um jogo que arriscar e perdê-lo no restante do campeonato."

O treinador não adiantou quem será o substituto. Ricardo Xavier e Geovane disputam a vaga.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;