Memória Titulo Memória
Inventário do sertão de Diadema

Professor Rossini Tavares de Lima já chamou São Bernardo de A Terra dos Passarinhos...

Ademir Medici
02/09/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Professor Rossini Tavares de Lima já chamou São Bernardo de A Terra dos Passarinhos. Faz tanto tempo que, à época, São Bernardo era todo o Grande ABC – antes, portanto, de 1939. Agora quem retoma o tema é João Gava, criado num autêntico sertão regional, hoje município de Diadema.

E por estarmos na 2ª Semana São Bernardo 2014, vale lembrar que Diadema, antes de tornar-se independente, como bairro e distrito, pertenceu a São Bernardo.

Escreve João Gava, do alto dos seus 101 anos: “Saudade do sertão de Diadema há 100 anos. Aos domingos, o camarada do meu pai me levava para caçar e tudo o que era visto ele me dava o nome. A gente levava comida para nós e os dois cachorros de casa, o Tigre e o Guarani.”

E o que havia na Diadema do começo do século passado – que sequer se chamava Diadema ou Vila da Conceição? Vamos à listagem do Sr. Gava.

ANIMAIS

Macaco, bugio, tamanduá, onça pintada, jaguatirica, porco do mato, bicho-preguiça, ouriço, serelepe, gato do mato, veado, tatu, lagarto, capivara e quati.

PÁSSAROS

Pixoxó, tucano, jacu, pica-pau, nambu guaçu, nambu chororó, pixorole, sabiá preto, sabiá cólera, sabia branca, papagaio, juriti, rolinha, pintassilgo, azulão, tiziu, tangará, urubu, joão-de-barro, saíra, gavião, tico-tico, araponga e coleirinha.

FRUTAS

Jabuticaba, maracujá amarelo e preto, pitanga, jataí, amora vermelha e verde, pindaúva preta, araçá, goiaba, e pinhão.

COBRAS

Cascavel, urutu, coral e caninana.

Antes do próprio nascimento de João Gava, jovens desempregados de São Bernardo passavam a semana pegando pássaros em arapucas para vender no velho mercado de São Paulo, para onde seguiam a pé.

Diário há 30 anos

Domingo, 2 de setembro de 1984 – ano 27, nº 5613

Manchete – Orçamentos de 1985 deixam prefeitos com pouca opção

Educação – Secretaria de Educação do Estado lança o Projeto Ipê, visando à atualização e aperfeiçoamento dos professores, com a utilização do rádio e TV. São 2.000 postos no Estado de São Paulo, um dos quais instalado na Eepsg Américo Brasiliense, de Santo André, que reuniu, no primeiro dia, 154 professores.

Grande ABC – Fluoretação de água até o fim de 1985, segundo reportagem de Liliana Pinheiro.

Em 2 de setembro de...

1904 – Jacob João Lorenzini nasce em São Caetano. Por três mandatos dirigiu o São Caetano Esporte Clube, inclusive entre 1928 e 1929, quando o clube sagrou-se Campeão do Interior, um de seus principais feitos. Foi vice-prefeito da cidade.

1914 – A Primeira Guerra Mundial. Manchete do Estadão: os alemães continuam a lançar bombas sobre Paris; iminente a guerra entre Turquia e Inglaterra.

1969 – Prefeito Newton Brandão inaugura o Grupo Escolar Professor Oscavo de Paula e Silva, na Vila São Pedro (Bangu), em Santo André.

1987 – Diário lança a coluna Memória, hoje a página Memória de todos os dias. Vinte e sete anos de publicação ininterrupta.

Município Paulista

Presidente Venceslau. Criado em 2-9-1926, quando se separa de Presidente Prudente.

Hoje

- Dia do Repórter-Fotográfico

- Dia do Florista

- Dia do Livro Infantil

Santos do dia

- Ingrid (na estampa). Bem-aventurada. Séc. 13

- Bv. Apolinário Morei

- Dorotéia

- Estevão Rei da Hungria

- Eufemia

- Guilherme

- Bv. João Francisco Burté

- Bv. Severino Girauld

EM DEFESA DO ARQUIVO PÚBLICO – 16

As exceções

Depoimento: Ieda Bernardes Pimenta, diretora técnica do DGSAESP

Às voltas com a política de acesso à informação, temos as exceções, o que obriga, uma vez mais, o estudo dos documentos. No que se deve vetar o acesso, de forma legítima?

O poder público pode restringir o acesso sempre para beneficiar a sociedade, jamais para prejudicá-la. Essa premissa é que difere do tempo passado.

Dois exemplos:

Documentos que digam respeito à segurança, de combate ao crime organizado.

Documentos que possam envolver a especulação imobiliária, como o traçado planejado da linha do metrô.

Não se trata de um sigilo eterno. Há um tempo. A informação antes da hora pode desencadear uma especulação e prejudicar pessoas, que poderiam adquirir alguma coisa a um preço justo e, de repente, a informação antecipada favorecendo apenas as grandes incorporações.

É só nesse sentido que é legítimo restringir o acesso a todas as informações.

Amanhã, a 17ª aula

Os desafios

FESTA DA BOA VIAGEM – 3

Missa no Jardim Petroni

Ontem um terço na Paróquia São Geraldo Magella, hoje a primeira de três missas, a partir das 19h30. Todas as atenções, no Jardim Petroni, voltam-se à imagem histórica de Nossa Senhora da Boa Viagem, que ali permanecerá até o próximo domingo, numa sequência histórica que se perde no tempo.

Endereço: Rua Itamarati, 158, Jardim Petroni.

Amanhã, na Basílica-Matriz da Boa Viagem, no Centro de São Bernardo, terá início um tríduo em preparação à festa de Nossa Senhora, na missa das 19h. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;