Política Titulo Noções legislativas
Novatos ignoram cursinho na Câmara de S.Bernardo
Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
24/01/2013 | 07:04
Compartilhar notícia


 

Apenas dois dos 11 vereadores novatos da Câmara de São Bernardo compareceram ao curso intensivo proposto pelo presidente da Casa, Tião Mateus (PT). Somente Rafael Demarchi (PSD) e Reginaldo Burguês (DEM) participaram da palestra de noções legislativas promovida ontem de manhã, na sede do Legislativo.

Manuel Martins (PPS), Pery Cartola (PPS), Julinho Fuzari (PPS), José Luiz Ferrarezi (PT), Marcos Lula (PT), José Cloves (PT), Índio (PR), João Batista (PTB) e Roberto Palhinha (PTdoB) se ausentaram da explanação promovida por técnicos da Câmara. Eles optaram por indicar assessores para acompanhar o curso.

Tião designou sua equipe técnica para oferecer auxílio aos parlamentares debutantes. A assessora jurídica da Câmara Suely Duarte de Matos deu enfoque basicamente na atuação do vereador durante as sessões e como utilizar o regimento interno nos trabalhos semanais. Além de Tião, Rafael e Reginaldo, o trabalho foi conferido por Fábio Landi (PSD).

O chefe do Legislativo exaltou a presença dos funcionários dos gabinetes para justificar a ausência dos vereadores. "A maioria (dos parlamentares) ainda está em férias. Mas a presença dos assessores é válida porque eles estarão no dia a dia no gabinete com os vereadores", alegou o petista.

Segundo Tião, a Câmara nunca ofereceu esse apoio aos vereadores e seus assessores. "Estou aqui há 12 anos e nunca vi algo assim. Há vereadores que, por estarem inseridos em assuntos locais, não têm oportunidade de ter uma formação desse tipo", considerou.

Mesmo com a baixa adesão, Reginaldo Burguês aprovou a iniciativa da presidência da Câmara. "Foi bom para ficarmos inteirados sobre o funcionamento prático da Casa". Rafael seguiu a mesma linha de Tião para justificar a participação de assessores em vez dos próprios parlamentares, sob a alegação de que eles acompanham o trabalho dos legisladores.

 

NOVO DIRECIONAMENTO

Eleito para gerenciar a Câmara após duas tentativas frustradas - em 2009 e 2011 -, Tião iniciou o mandato disposto a dar mais dinâmica ao cotidiano do Legislativo, aproximando vereadores e funcionários da Casa. Para isso, ele organiza ao menos duas reuniões por dia com representantes de diferentes departamentos.

Acostumado com o embate político na tribuna da Câmara, Tião afirmou que ainda está se habituando com a nova função de comandante do andamento dos trabalhos legislativos, com missão, inclusive, de frear o ímpeto dos parlamentares quando for necessário.

"Agora terei de praticar o regimento interno da Câmara. Algumas coisas eu já sei, mas terei o apoio dos técnicos da Casa e dos componentes da mesa diretora para me ajudar", ponderou.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;