Cultura & Lazer Titulo Na Romênia
'Além das Montanhas' fala de sexo e religião
11/01/2013 | 08:53
Compartilhar notícia


Havia gente torcendo por Além das Montanhas no Festival de Cannes do ano passado, e embora o júri presidido por Nanni Moretti tenha preferido premiar Amor, de Michael Haneke - agora coroado de indicações para o Oscar -, o filme de Cristian Mungiu obteve suas recompensas. Um prêmio de roteiro, para o próprio diretor, e a divisão do prêmio de melhor atriz entre as duas protagonistas, Cristina Flutur e Cosmina Statan.

 

O prêmio de roteiro pode parecer surpreendente, mas não porque Além das Montanhas não seja bem escrito, o que é. Mas Mungiu merecia mesmo era o prêmio de direção. Há algum anos, coroando o (re)nascimento do cinema romeno, Mungiu já havia recebido a Palma de Ouro por Quatro Meses, Três Semanas e Dois Dias, sobre garota que ajudava a amiga a fazer aborto no quadro de um país devastado, econômica e moralmente, após a destruição que nele operou a ditadura comunista de Ceausescu.

 

A Romênia continua um inferno em Além das Montanhas, que se passa quase todo num monastério aonde chega uma garota para convencer a amiga a desistir do noviciado e acompanhá-la numa viagem (uma fuga?) para a Alemanha. O monastério tem suas regras rígidas e a presença da ?estranha? desestabiliza a vida do grupo. Sob pressão, ela tem crises de destruição que levam o líder do grupo a operar um exorcismo - ela estaria possuída pelo Demônio. O exorcismo não tem o resultado esperado.

 

O caso todo vira uma tragédia, Mungiu baseou-se num caso ocorrido na Romênia, anos atrás, mas não o seguiu fielmente. Usou-o para tratar de assuntos que o perseguem, como a própria realidade romena. O país parece concentrar uma súmula dos problemas que ditaduras familiares do Leste infringiram a países atrasados - a Romênia, a Albânia. AS informações são do jornal O Estado de S.Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;