Cultura & Lazer Titulo Cinema
O último caubói
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
05/12/2011 | 07:30
Compartilhar notícia
Divulgação


A carreira de Clint Eastwood merece ser respeitada. Uma das maiores figuras do cinema mundial, ganhou prestígio por seus trabalhos como ator e, posteriormente, pela atividade como diretor. Parte de seu legado profissional é homenageada em 'Clint Eastwood - Clássico e Implacável', que começa amanhã no CCBB (Rua Álvares Penteado 112. Tel.: 3113-3651), em São Paulo. A programação ocorre até o dia 30 e os ingressos custam R$ 4.

Considerada a maior mostra já realizada sobre o veterano astro, a atração reúne acervo com 42 produções.

Os cinéfilos terão grata oportunidade para assistir nas telonas a clássicos como 'Perversa Paixão' (1971), primeiro trabalho em que assinou a direção, e 'Bird' (1988), indicado à Palma de Ouro em Cannes e que apresenta a vida do saxofonista Charlie Parker, além de trazer a célebre parceira com o italiano Sergio Leone nos westerns spaghetti 'Por Um Punhado de Dólares' (1964), 'Por Uns Dólares a Mais' (1965) e 'Três Homens em Conflito' (1966).

Da geração mais recente, destaque para o romântico 'As Pontes de Madison' (1995), os ‘oscarizados' - incluindo o prêmio de Melhor Diretor e Melhor Filme - 'Os Imperdoáveis' (1992) e 'Menina de Ouro' (2004).

Quem abre a programação de amanhã é 'Perseguidor Implacável' (1971), com sessão às 12h30. O longa-metragem marca a aparição do durão policial Harry Callahan, conhecido como Dirty Harry. Tendo como base as mais clichês sinopses do gênero, o personagem segue em dura busca de bandido que inicia série de assassinatos.

Aos 81 anos e longe da badalação típica de Hollywood, Eastwood se mostra artista de verdade ao se reinventar durante suas quase cinco décadas de carreira. A maturidade e o olhar sobre variados temas, desde assuntos comuns até questões mais complexas, o credenciam como um dos melhores profissionais da história da sétima arte. Enquanto o público aguarda seu próximo filme, 'J.Edgar', que tem estreia no Brasil programada para janeiro, as sessões servem como verdadeiras lições do último caubói de verdade do cinema.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;