Cultura & Lazer Titulo No Sesc Santo André
Montagem retrata superação
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
05/12/2011 | 07:38
Compartilhar notícia


Volta à cena, por causa do Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado no dia 1º, 'Depois Daquela Viagem', que tem sessão na quinta à tarde, no Sesc Santo André.

Baseada em livro homônimo de Valéria Piassa Polizzi, que contraiu o vírus do HIV aos 16 anos, a peça pincela os momentos de desespero vividos pela protagonista desde a descoberta da contaminação até o alívio de perceber que poderia viver bem e com saúde apesar da Aids.

Na montagem, a jovem garota passa por radical reavaliação de vida após descobrir que que contraiu o vírus depois de simplesmente "ter transado sem camisinha". Em depoimento íntimo, ela revela o turbilhão que frequentou sua cabeça e seus sentimentos.

O enredo traça um painel da juventude contemporânea, mostrado em situações como a descoberta da sexualidade, o dia a dia com os amigos e os dilemas sobre o futuro. A direção é de Dib Carneiro.

Em cenas curtas, três Valérias se cruzam para desvendar diferentes períodos de suas vidas. A primeira relata memórias da infância e a relação dos pais separados, enquanto a segunda, que acaba de receber a notícia da contaminação, vive em consultórios médicos e tenta descobrir a maneira de lidar com o preconceito e de aprender a a viver com a doença, e a terceira, mais velha, vivendo nos Estados Unidos, conhecendo pessoas, estudando e sendo feliz, dá o exemplo de superação.

"O livro já é capaz de tocar a qualquer pessoa. A Valéria tem linguagem muito simples, e é tudo muito profundo. Relacionamento, crescimento e superação são temas que falam para todos. Na época em que ela descobriu que tinha o vírus, as pessoas tinham muito mais preconceito. Lidar com isso, pensando que você vai morrer, é muito difícil", conta Renata Fasanella, que interpreta a Valéria vivendo nos Estados Unidos.

O projeto de incluir três mesmas personagens em diferentes momentos é dar à história um tom de esfacelamento, com a protagonista multifacetada após a descoberta, tentando encontrar, nos recortes de momentos da vida, razão para seguir adiante e continuar feliz. "Quando se recebe uma notícia dessas, é normal que qualquer um se sinta despedaçado. Uma Valéria só não dá conta de mostrar toda a emoção. A curva dramática é muito grande."

Depois Daquela Viagem - Teatro. No Sesc Santo André - Rua Tamarutaca, 302. Tel.: 4469-1200. Quinta, às 15h. Ingr.: R$ 2 a R$ 8.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;