Cultura & Lazer Titulo Cinema
Diversidade de gênero

Cineclube de São Bernardo traz animações para todos;
mostra tem início nesta sexta-feira e a entrada é gratuita

Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
09/01/2013 | 07:20
Compartilhar notícia


As animações são um prato cheio para o cinema, seja para divertir o público infantil ou emocionar os adultos. Apesar das aparências sugerirem que todas as produções são voltadas para as crianças, muitos títulos buscam nesse universo a forma para desenvolver histórias dignas de grandes dramas e comédias restritas ao mundo adulto. É buscando trazer à tona essas possibilidades que o Cineclube Photogramas (Rua Bauru, 21. Tel.: 4336-8239), em São Bernardo, abre as portas para a mostra 'Animações Diversas'. As sessões começam na sexta-feira, no Auditório João Domingues Tavares, e a entrada é franca. As classificações variam para cada filme.

Com exibições às sextas e sábados, sempre às 20h, até dia 26, o programa chama a atenção por reunir obras com diferentes estilos, havendo espaço para desenhos tradicionais em 2D e longas-metragens realizados com computação gráfica.

Os fãs do Grande ABC também podem conferir título no qual as cenas foram feitas com atores reais e posteriormente ganharam aspecto cartunesco com a ajuda de efeitos especiais. É o caso de 'Waking Life' (2001), que entra em cartaz na noite de abertura. O diretor Richard Linklater desenvolve trama na qual um jovem fica preso a seu sonho e começa a ter dificuldades para interpretar o que é e o que não é real. Discussões sobre a vida e o universo preenchem os diálogos. Um dos convidados a participar do projeto é o ator Ethan Hawke.

Outro destaque da programação é 'Valsa com Bashir' (2008), de Ari Folman. Baseada em história em quadrinhos homônima e realizada no formato de um documentário, a animação tem como pano de fundo a primeira Guerra do Líbano, nos anos 1980, quando o diretor tenta recordar o que ocorreu na época por meio de depoimentos de antigos companheiros. A sessão está agendada para dia 26.

Os belos gráficos são a principal atração de 'A Lenda dos Guardiões', no sábado. Momentos de superação e o poder da amizade estão presentes na aventura da coruja Soren na busca pelos heróis que formam o grupo dos Guardiões de Ga Hoole. O filme tem direção de Zack Snyder (de '300' e 'Watchmen - O Filme').

A programação completa de 'Animações Diversas' está no site da Prefeitura (www.saobernardo.sp.gov.br).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;