Cultura & Lazer Titulo Jimi Hendrix
Irmão de uma lenda
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
30/12/2012 | 09:19
Compartilhar notícia
Divulgação


Acostumado a ouvir o irmão mais velho a dedilhar os mais insanos acordes em sua guitarra, Leon Hendrix tem uma visão completamente singular sobre a figura icônica que Jimi viria a se transformar. Suas histórias se misturam a relatos pessoais sobre o rei da guitarra elétrica estão espalhados por Meu Irmão Jimi Hendrix (Editora Prumo, 296 páginas, R$ 44,90 em média).

Entre as complicações familiares, como o constante atrito com pai, a publicação traz olhar singular para situações marcantes da vida do homenageado. Chamam a atenção momentos como o despertar do garoto para a música, quando encontrou um desgastado uquelele (instrumento típico do Havaí parecido com um cavaquinho), com apenas uma corda, encontrado em uma velha garagem.

Ainda na adolescência e apenas com um simples violão pelas ruas da cidade de Seattle, no Estados Unidos, Jimi demonstrava em pequenas jam sessions o que os músicos mais velhos chamaram de "energia crua". Foi nessa época que já mesclava rock, música pop, blues e soul em versões particulares que fazia de sucessos de Elvis Presley, Buddy Holly, Chuck Berry e Robert Johnson que ouvia na rádio.

Não devemos esquecer que o livro traz o olhar de Leon sobre os acontecimentos. Dessa forma, o leitor deve ficar atento ao que ocorre em torno não de Jimi, mas de Buster, apelido que o roqueiro adotou quando jovem em homenagem ao ator Larry ‘Buster' Crabbe, protagonista do primeiro filme da cinessérie Flash Gordon.

Grande parte da carga dramática da obra fica por contra dos anos de grande fama do guitarrista. O período de sexo, drogas e rock'n'roll fez com que ele se afastasse da família. Em certos momentos, o contato ocorria apenas por alguns telefonemas. Uma dessas conversas entre irmãos contou com Jimi apresentando ao caçula trechos de sucessos do lendário álbum Are You Experienced, como The Wind Cries Mary e Purple Haze. Mas enquanto esse tipo de cenário poderia soar um tanto quanto surreal para os fãs, Leon trata apenas como mais um contato com o saudoso Buster - e essa é justamente a graça do livro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;